Por que os anéis de Saturno vão 'desaparecer' em 2025?
Entenda o fenômeno de angulação orbital e veja data-limite para visualizar os anéis.
Saturno é um dos planetas mais lembrados do Sistema Solar, em razão da sua imponência visual.
Os famosos anéis fazem dele um planeta especial. Hoje, eles podem ser vistos por meio de qualquer equipamento astronômico, porém a notícia que temos para dar não é tão boa assim.
A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) divulgou uma projeção nada animadora. Segundo ela, os anéis de Saturno deixarão de ser visíveis a partir da Terra após 2025.
O “sumiço” não será algo definitivo. A impossibilidade de visualização se dará, na verdade, por causa dos movimentos do planeta.
Em 2025, Terra e Saturno alinhar-se-ão momentaneamente e, após esse período, os anéis transformar-se-ão numa linha quase invisível. Ou seja, o segundo maior planeta do sistema solar perderá um pouco do seu charme visual.
O real motivo por trás do ‘desaparecimento’
Geralmente, essas estruturas ficam “invisíveis” quando vistas de lado. Isso depende, portanto, da perspectiva e do movimento dos planetas.
Essa regra se aplica, inclusive, para formações que se estendem entre 70 mil e 140 mil quilômetros, e possuem 10 metros de altura.
Qualquer estrutura com um quilômetro de largura fica minúscula quando visualizada a uma distância de mais de 1,2 milhão de quilômetros.
Hoje, Saturno está inclinado para baixo, em relação à Terra. Essa angulação é de nove graus, o que ainda possibilita certa visualização dos anéis, mas ela reduzirá para 3,7 graus em 2024 e para zero grau no ano seguinte.
Apesar de tudo, uma oportunidade
A impossibilidade de ver os anéis de Saturno é, com certeza, algo ruim. No entanto, apesar disso, surgirá uma oportunidade interessante para quem gosta de buscar elementos no espaço.
Aqueles que persistirem na busca pelo planeta no céu terão a chance, com a angulação em zero grau, de ver algumas das 156 luas que orbitam ao redor de Saturno.
Essa, inclusive, é uma das grandes características do planejamento e só voltará a ser possível, novamente, conforme as projeções dos especialistas, em 2038. Com certeza, é uma chance única.
Anote na agenda!
Para não perder a chance de ver os anéis, anote na agenda: dia 23 de março de 2025 será a sua chance de ver os anéis de Saturno em seu melhor ângulo. Depois, eles sumirão e só vão voltar a aparecer 13 anos depois.
Existem, inclusive, alguns especialistas que acreditam que, no futuro, eles poderão sumir definitivamente. Portanto, é bom aproveitar enquanto é tempo!