América Latina tem a 2ª língua mais falada do mundo; conhece?
Atrás apenas do mandarim, esse idioma é o mais utilizado para comunicação internacional.
Uma das línguas mais utilizadas para comunicação no mundo é o inglês. No entanto, ele não está entre os dois primeiros idiomas nativos mais falados ao redor do mundo.
Quem ocupa a primeira colocação é o mandarim, pois possui um número significativo de falantes. A segunda colocação é ocupada por uma língua muito conhecida pelos latino-americanos.
Você sabe qual é? Confira qual é o segundo idioma mais falado ao redor do mundo.
A segunda língua mais falada do mundo
Muitas instituições de ensino brasileiras oferecem, como opção, além do inglês, o espanhol. O estudo desse idioma é visto positivamente tanto pela proximidade com os países da América Latina que se comunicam por meio dele quanto pelo fato de ser a segunda língua mais falada no mundo.
Essa informação, embora não seja algo novo, foi recentemente reafirmada pelo Instituto Cervantes, que reforçou que existem, ao todo, mais de 500 milhões de falantes nativos.
O diretor, García Montero, destacou em entrevista à imprensa que aproximadamente 7,5% das pessoas no mundo têm conhecimento da língua. Ele pode ser visto oficialmente em 22 países e está atrás apenas do mandarim.
Já a língua chinesa possui aproximadamente 918 milhões de falantes nativos e, quando somado o número de pessoas interessadas em aprendê-la como uma comunicação secundária, esse quantitativo pode aumentar para mais de 1 bilhão.
Imagem: Canva Pro/Reprodução
Embora essa notícia deixe a comunidade orgulhosa, Montero afirma que, caso esse número total não apresente avanço, com o passar do tempo, essa posição pode ser ocupada por outra língua.
Na visão do diretor, uma boa estratégia para impedir que isso ocorra é tornar o idioma mais acessível e interessante para outras populações.
Esse aumento no interesse pelo conhecimento da língua pode ser alcançado através de investimentos em grupos e publicações científicas, o que confere maior ênfase e prestígio ao idioma.
Muitas revistas científicas oferecem a possibilidade de publicação em inglês e espanhol, e alguns cientistas optam por essas opções para ampliar o alcance de suas descobertas.