Climão! Stephen King é criticado por elogiar livro de J. K. Rowling
Autor chegou a ser bloqueado por J. K. após defender comunidade trans.
Não é novidade que J. K. Rowling foi duramente criticada nas redes sociais devido a comentários considerados transfóbicos que vem emitindo. Isso gerou uma situação delicada, uma vez que envolve posicionamentos polêmicos da autora.
Nesse contexto conturbado, Stephen King elogiou o mais recente livro atribuído a Robert Galbraith, pseudônimo utilizado pela autora, intitulado “The Running Grave”, e a atitude não passou despercebida pelos fãs de King.
Ele foi questionado por seus seguidores após tecer elogios a Rowling em uma publicação em sua conta do X (antigo Twitter). Na ocasião, ele escreveu:
“Esta é J. K. Rowling em seu melhor, relembrando a pura legibilidade dos livros de Harry Potter, mas muito mais sombrio. Isso me ajudou a passar por um momento difícil.”
O posicionamento dos fãs
Assim que Stephen King elogiou o livro, os fãs imediatamente iniciaram críticas. Muitos relembraram um momento específico em 2021, quando Stephen King foi bloqueado por J. K. Rowling após defender a comunidade trans.
Nas redes sociais, fãs escrevem:
“Estou feliz que você tenha gostado do livro, mas gostaria que você reconsiderasse a promoção de uma autora que é prejudicial às comunidades marginalizadas no futuro”, diz uma seguidora de King.
No que diz respeito à sua experiência de ser bloqueado por Rowling no Twitter, Stephen King chegou a comentar o caso em uma entrevista ao The Daily Beast, afirmando:
“Jo me excluiu. Ela basicamente me bloqueou e tudo mais.”
Imagem: Evan Agostini/Getty Images
E completou:
“Se ela pensa que as mulheres trans são perigosas, ou que as mulheres trans de alguma forma não são mulheres, ou qualquer problema que ela tenha com isso – a ideia de que alguém ‘mascarado’ como mulher vai agredir uma mulher ‘real’ no banheiro – se ela pensa que ela acredita em todas essas coisas, ela tem direito à sua opinião.”
“E então alguém tuitou para mim: ‘Você acha que mulheres trans são mulheres?’ e eu disse: ‘Sim, acredito.’ E foi por isso que ela ficou com raiva – minha opinião. É como diz o velho ditado: ‘Não concordo com o que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo’. Então ninguém ‘cancelou’ J. K. Rowling. Ela está bem. Eu apenas senti que a crença dela estava, na minha opinião, errada. Temos opiniões diferentes, mas a vida é assim.”