Pele envelhecendo rápido? Entenda como sua posição ao dormir pode ser a culpada

Revelado o mistério por trás do envelhecimento acelerado da sua pele: especialistas mostram a influência que posição de sono exerce na formação de rugas e linhas faciais.

Você sabia que um simples hábito do dia a dia, algo que todos nós fazemos ao longo de toda a nossa vida, pode, de fato, acelerar o processo de envelhecimento da nossa pele?

É claro que existem algumas outras condições para que isso ocorra, mas recentemente foi descoberto que a maneira como você dorme pode influenciar seu envelhecimento.

Especialistas alertam que dormir de lado pode acelerar o aparecimento de linhas finas, rugas e assimetrias associadas ao processo de envelhecimento devido à pressão excessiva exercida sobre o rosto durante o período de sono.

Por sua vez, a doutora Maryam Zamani, cirurgiã oculoplástica e especialista em estética facial do Reino Unido, em entrevista ao Mirror, também abordou o assunto, dizendo:

“Esta é a razão pela qual as pessoas descobrem que um dos olhos tem um formato ligeiramente diferente ou que um lado dos lábios é mais baixo que o outro. À medida que envelhecemos, as assimetrias tornam-se cada vez mais aparentes e, além disso, a elasticidade da pele diminui, o que significa que pode levar mais tempo para que as linhas estáticas se reidratem e recuperem após uma noite de sono.”

Foto: Racool_studio/FreePik

Já a TikToker @mariii_chaa aprendeu uma lição da maneira difícil quando um de seus seguidores apontou as assimetrias em seus traços faciais, algo que ela considerou uma de suas “maiores inseguranças”.

“Resposta rápida: dorminhoco lateral”, foi a legenda escrita pela criadora em seu vídeo publicado em setembro, o qual alcançou 15,1 milhões de visualizações. Nele, ela se mostrou analisando sua assimetria facial usando o filtro que inverte os lados.

Apesar de a discrepância entre os perfis direito e esquerdo da TikToker parecer acentuada, os especialistas ressaltam que dormir de lado pode representar um perigo para aqueles que desejam manter sua aparência.

“Praticamente todos os dermatologistas podem identificar de qual lado uma pessoa dorme quando essas procuraram por preenchimentos”, afirmou o doutor Dhaval Bhanusali, dermatologista certificado pelo conselho de Nova York, à revista Allure.

Para aqueles que só conseguem adormecer quando estão deitados de lado, a realidade pode ser desafiadora, já que a opção mais recomendada pelos especialistas é dormir de costas.

“No que diz respeito à maneira mais amigável de encarar a pele, dormir de costas com a cabeça voltada para fora e para o centro definitivamente reduzirá ao máximo o risco de desenvolver problemas de pele relacionados ao sono”, afirmou a dermatologista certificada pelo conselho de Nova York, doutora Rachel Maiman, à revista Fascinação.

“Mas nem todo mundo consegue dormir deitado de costas, e é por isso que “a ciência dos travesseiros precisa melhorar. Com a idade, as articulações do pescoço e do corpo precisam cada vez mais de apoio, mas muitos travesseiros podem agravar esses problemas”, acrescentou ela.

Para aqueles que não desejam abandonar o hábito confortável de dormir de lado, a aplicação de hidratantes, ácido hialurônico, retinol ou até mesmo o uso de uma almofada de silicone no rosto ou pescoço pode ajudar a prevenir o surgimento indesejado de rugas na pele, causadas pela pressão no travesseiro.

“De manhã, o uso de um produto baseado em LED pode ser uma grande ajuda no combate a tudo, desde linhas finas e rugas até reações inflamatórias como acne e erupções cutâneas. Adicione seus melhores cremes ou máscaras e nunca, jamais, esqueça de finalizar seu tratamento, e qualquer rotina matinal, com proteção solar”, concluiu Maiman.

você pode gostar também