Heróis da pandemia? Pesquisa aponta que o grupo de K-Pop BTS pode ter salvo vidas; entenda
Estudo da Universidade Dartmouth revela o impacto do BTS na disseminação de mensagens de saúde pública durante a pandemia. Saiba mais.
O fenômeno global do K-Pop, BTS, pode ter desempenhado um papel fundamental na luta contra a pandemia de covid-19, de acordo com uma pesquisa inovadora realizada pela Universidade Dartmouth, nos Estados Unidos.
Os resultados surpreendentes deste estudo sugerem que o grupo sul-coreano não apenas trouxe alegria aos corações de seus fãs, mas também possivelmente salvou vidas ao disseminar mensagens vitais sobre saúde pública.
O poder do BTS nas mensagens de saúde
O estudo da Universidade Dartmouth revelou que, sempre que autoridades de saúde e agências incorporavam grupos de entretenimento, como o BTS, em suas mensagens de saúde pública sobre a covid-19, a capacidade de viralização e de retweets aumentava exponencialmente. “O impacto foi extraordinário”, afirma o estudo, que foi publicado na revista científica Online Social Networks and Media.
Imagem: BTS/Reprodução
O tweet mais compartilhado e comentado sobre a importância do uso de máscaras durante a pandemia foi, surpreendentemente, relacionado ao BTS. Um agente da Organização Mundial de Saúde (OMS) elogiou o grupo por promover a medida de segurança durante o lançamento do seu novo single, “Dynamite”. Esse simples gesto teve um impacto poderoso, contribuindo significativamente para conscientizar sobre a importância do uso de máscaras em todo o mundo.
Luta contra a desinformação
Sobre um período em que agências de saúde governamentais enfrentavam desafios como partidos políticos que questionavam as mensagens de saúde pública, o professor assistente de ciência social quantitativa Ho-Chun Herbert Chang explicou:
“Se oficiais do governo e líderes de opinião podem envolver artistas percebidos como uma terceira parte neutra, isso cria uma força poderosa para disseminar uma mensagem pública.”
A pesquisa de Dartmouth descobriu que a popularidade do BTS desempenhou um papel vital na estratégia de comunicação da OMS para disseminar mensagens de saúde pública durante a pandemia. O uso da hashtag #WearAMask (Use uma Máscara) aumentou consideravelmente após uma aparição do grupo na Assembleia Geral das Nações Unidas.
Além do impacto direto do BTS, a pesquisa também destacou o papel fundamental dos “Armys”, os devotados fãs do grupo, na luta contra o vírus. Eles ajudaram a Coreia do Sul no combate à covid-19 doando dinheiro proveniente de ingressos de shows que haviam sido cancelados devido à pandemia.
O professor Chang, que liderou o estudo, ressaltou: “Os fandoms podem atuar como poderosos catalisadores para ações coletivas online e offline. Eles têm o poder de gerar intervenções em uma escala global.”
O BTS não é apenas um fenômeno musical, mas também um exemplo de como a música e a influência das celebridades podem ser utilizadas para disseminar mensagens importantes em tempos de crise. Como sugere o estudo da Dartmouth, os ídolos do K-Pop podem ser verdadeiros heróis, unindo pessoas e promovendo mensagens vitais que impactam a sociedade global.