Parceria de sucesso: 4 pilares fundamentais de um relacionamento saudável
A chave para um relacionamento saudável e promissor está nos gestos mais simples.
Não existe nada melhor do que ter alguém com quem você possa dividir os bons e os maus momentos. No entanto, construir um relacionamento saudável, seja em um namoro ou uma amizade, pode ser bastante trabalhoso, o que leva algumas pessoas a desistirem no meio do caminho.
Ainda assim, abaixo separamos algumas dicas muito úteis que certamente vão te ajudar nisso.
Imagem: humanmade/Getty Images
Qual é a chave para uma relação saudável?
Muitas pessoas acreditam que existe um ponto-chave para que o relacionamento seja saudável. No entanto, é importante ter em mente que isso é construído ao longo do tempo e exige diversos hábitos.
Alguns desses hábitos, por sua vez, são de conhecimento geral e exigem muita paciência de ambas as partes. A seguir, listaremos alguns deles para que você os conheça e os coloque em prática a partir de hoje.
1. Desenvolver a comunicação
O diálogo é a base de todo relacionamento. Afinal, é através dele que construímos intimidade, o respeito e até mesmo estabelecemos limites.
Por esse motivo, é mais do que recomendado manter um canal de comunicação aberto com o seu parceiro, seja para expressar suas ideias, seus desejos ou suas dificuldades.
2. Sair da rotina
Não existe nada mais comum do que encontrar casais que terminaram com a justificativa de que o relacionamento “caiu na rotina”. Apesar de muitos não levarem esse fator tão a sério, a verdade é que ele pode acabar afetando o relacionamento a longo prazo.
Dessa forma, toda a intimidade e comunicação construída pode se perder com o tempo, o que contribui para um ambiente nada saudável.
3. Estabelecer limites
Ao começar um relacionamento, muitas pessoas acreditam que os casais devem obrigatoriamente se submeter a todo tipo de situação, o que é longe de ser verdade.
Afinal, estabelecer limites é indispensável em uma relação saudável, visto que isso ajuda a manter a individualidade de cada parceiro e a construir o respeito entre ambos.
4. Manter o respeito
Todos sabem que a convivência pode trazer desentendimentos, mas o respeito deve sempre se mantido. Não só nesses casos, mas também em gestos simples, como entender as necessidades do seu companheiro, seus limites e suas reclamações.
Caso contrário, vai acabar construindo algo fadado ao fracasso, muitas vezes passando por fases dolorosas, como a de um relacionamento tóxico.