Projeto de lei prevê redução de preço para taxistas na compra de carros híbridos e elétricos
Se você é taxista, é bom ficar de olho nessa novidade que está chegando!
O deputado estadual Dionísio Lins, do partido Progressista e Presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, apresentou um projeto de lei (PL) com o objetivo de proporcionar descontos no ICMS para taxistas que adquirirem veículos elétricos e híbridos.
Este projeto visa estimular taxistas a aderirem à utilização de veículos sustentáveis. Assim, a proposta tem como meta promover a modernização da frota de táxis, reduzir a emissão de poluentes atmosféricos e tornar os carros híbridos e elétricos mais acessíveis para esse grupo. Ou seja, essa seria uma forma de apoiar o uso desses veículos, além de priorizar a sustentabilidade do planeta.
Imagem: noxos/Freepik/Reprodução
Caso aprovado, veja como o projeto funcionará
O texto do PL prevê que o benefício seria aplicável apenas aos taxistas devidamente registrados e legalizados junto às autoridades municipais. Outro ponto importante é que não tenham adquirido veículos com isenção ou sem incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nos últimos dois anos.
Além disso, o veículo beneficiado deveria ser destinado exclusivamente ao uso como táxi, com a limitação de uma compra por pessoa. Vale ressaltar que o projeto ainda precisa ser submetido à votação pelos demais parlamentares e aguardar a sanção.
Você já sabe como os veículos elétricos funcionam?
Os veículos elétricos representam uma alternativa sustentável e econômica em contraposição aos veículos movidos a combustíveis fósseis. Geralmente, eles funcionam com baterias recarregáveis que podem ser abastecidas em estações de recarga especializadas ou em tomadas domésticas.
Além de reduzirem de forma significativa as emissões de gases poluentes, os carros elétricos também proporcionam vantagens tanto para seus proprietários quanto para a sociedade. Por isso, uma das principais vantagens dos carros elétricos é a economia de combustível, o que é um benefício para o bolso e para o meio ambiente.
Conforme apontado por um estudo da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, um carro elétrico pode percorrer até 100 km com apenas R$ 8,00 em energia elétrica, enquanto um veículo a gasolina necessitaria de cerca de R$ 50,00 para percorrer a mesma distância. Essa diferença resulta em uma redução de mais de 80% nos gastos com abastecimento.