Nova pesquisa revela fato CHOCANTE sobre Tiranossauro Rex
Estudo recente desmistifica a imagem feroz do T. Rex e o compara a lagartos em vez de terríveis crocodilos.
Até recentemente, a representação do Tiranossauro Rex na paleontologia e na cultura popular o retratava com dentes ameaçadores e salientes, como os dos crocodilos modernos. Essa imagem contribuía para a visão feroz e intimidadora que tínhamos desse predador pré-histórico.
Essa concepção, reforçada por filmes icônicos como “Jurassic Park“, na década de 1990, marcou a mente de milhões de pessoas e as deixou com uma imagem aterrorizante do T. Rex.
Tiranossauro Rex seria bem diferente do que conhecemos
Uma nova pesquisa desafia essa representação. Os cientistas agora argumentam que o Tiranossauro Rex, na verdade, tinha lábios que cobriam e protegiam seus dentes quando a boca estava fechada, semelhantes aos lábios escamosos de lagartos.
Imagem: La Tercera/Reprodução
Isso significa que sua aparência era menos ameaçadora do que a anteriormente imaginada e mais parecida com a de um lagarto do que a de um predador feroz.
Para sustentar essa teoria surpreendente, a equipe de pesquisa examinou um dente retirado da mandíbula de um Daspletossauro, um parente próximo do Tiranossauro Rex. Eles usaram uma serra com lâmina de diamante para cortar o dente, permitindo que eles examinassem como ele se desgastava durante a vida da criatura.
A análise revelou que o esmalte do dente estava desgastado de forma uniforme em ambos os lados, um padrão que difere das mordidas de crocodilos, que não têm lábios.
Esse desgaste uniforme sugere que os dinossauros, incluindo o T. Rex, tinham lábios que protegiam seus dentes, já que o esmalte dentário dura mais quando permanece úmido.
Além disso, os cientistas compararam o tamanho dos dentes do T. Rex e de dinossauros relacionados ao tamanho de seus crânios com o de lagartos modernos.
Surpreendentemente, descobriram que os dentes dos dinossauros não eram maiores em relação ao tamanho do crânio do que os dos lagartos labiais modernos. Isso reforça a ideia de que seus lábios os cobriam, tornando sua boca mais semelhante à dos lagartos do que à dos crocodilos.
Essa descoberta revolucionária está mudando nossa compreensão sobre a anatomia e a aparência do Tiranossauro Rex e reforçando a ideia de que a ciência paleontológica ainda tem muitos mistérios a serem desvendados.