Você sabia? SNES tinha dois cartuchos diferentes nos Estados Unidos e o motivo é SURPREENDENTE
Muitas pessoas sabem que o SNES foi um sucesso e tinha dois cartuchos diferenciados nos EUA. Mas, por qual razão?
Nas gerações mais recentes de videogames, a utilização de formatos de mídia em disco, como CD, DVD e Blu-Ray, tornou-se uma prática comum. Porém, se você voltar um pouco no tempo, vai se lembrar que nem sempre foi assim.
Com toda certeza, muitos fãs de games se lembrarão de um detalhe curioso: nos Estados Unidos, Europa e Japão, os formatos eram completamente diferentes. Isso criava uma barreira regional para determinados jogos.
Mas você sabe o motivo desse detalhe tão pequeno, porém tão importante? Se você conhece o antigo console Super Nintendo, mas não sabe a razão disso, vai descobrir agora mesmo e entender alguns pontos importantes sobre o SNES e seus cartuchos diferentes.
Por que os cartuchos eram diferentes?
Se você teve a sorte de possuir um Super Nintendo, certamente se lembrará do botão Eject, que servia para retirar o cartucho do console. No geral, quem possuía o console pressionava esse botão toda vez que precisava fazer a troca da fita de jogo do SNES.
O detalhe que vai surpreender você começa agora. Nos cartuchos vendidos nos Estados Unidos, havia uma diferença notável logo abaixo da etiqueta frontal: uma abertura horizontal e outra que se assemelhava a uma rampa.
Esse primeiro formato de cartucho, pertencente à primeira geração de jogos do Super Nintendo, tinha um design que fixava a fita no console. A única maneira de removê-los era pressionando o botão Eject, pois eles não poderiam ser retirados de outra forma, mesmo com esforço.
Foto: Douglas Vieira/Voxel
Alguns anos depois, com a finalidade de evitar que as peças travassem dentro do console, os cartuchos do Super Nintendo foram redesenhados com um desnível centralizado. Isso permitia que os cartuchos fossem removidos do console com um leve pressionar para cima.
No caso do modelo menor do Super Nintendo, conhecido como SNES Baby, o botão Eject foi eliminado e todos os cartuchos passaram a ser removidos manualmente. Isso ocorreu porque as fitas não se encaixavam o suficiente para engatar nas travas de segurança, o que facilitou a retirada.
Foto: Douglas Vieira/Voxel
É por isso que, muitas vezes, quando você ia comprar um cartucho para jogar no seu SNES, ele vinha com um formato diferenciado. Se você é da época desse console, vai lembrar que existiam algumas fitas dos jogos que eram de um tom branco e que tinham as bordas arredondadas, enquanto outras eram exatamente iguais às da imagem acima.
Mas tudo isso aconteceu justamente para evitar que os cartuchos ficassem travados no console, impedindo a retirada para a troca de jogos. Você já havia imaginado que esse era o motivo?