Jaime Maussan: saiba quem é o homem que teria apresentado corpos alienígenas no México
O jornalista chegou a encontrar ossos de possíveis ETs, mas, por um motivo bem específico, ele não é levado tão a sério pela comunidade científica.
Uma vida inteira dedicada a objetos voadores não identificados e fenômenos paranormais: assim podemos resumir a trajetória do jornalista, apresentador e documentarista Jaime Maussan.
Ele ficou famoso por apresentar programas relacionados a esse ramo, além de ser bastante premiado mesmo estando ligado a várias polêmicas que envolvem até supostos cadáveres de seres alienígenas.
Maussan se graduou em Jornalismo pela Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) e pela Universidade de Miami. Sua carreira inclui inúmeros veículos expressivos, como o El Sol de México, Rádio XEX e Televisa, sendo, inclusive, correspondente nos Estados Unidos.
Desde sempre, seu interesse em alienígenas e todas as teorias da conspiração levantadas por ele abriram oportunidades em diversas plataformas.
Um exemplo é o programa “60 Minutos”, em sua versão mexicana, que tem como objetivo passar uma versão aprofundada do jornalismo e por isso batia recorde de audiência, sendo considerado um marco na V mexicana.
Imagem: Divulgação/History
Maussan e as polêmicas que envolvem possíveis alienígenas
Durante sua carreira, Maussan se envolveu em algumas polêmicas por consequência de suas declarações relacionadas a objetos não identificados.
Em 2015, por exemplo, ele garantiu ter encontrado o corpo de um alienígena mumificado e chegou a liderar um evento para revelar sua descoberta.
Tempos mais tarde, no entanto, cientistas acabaram desmentindo o jornalista, pois constataram que se tratava de uma criança humana com deformidade na cabeça.
Já em 2017, Maussan teve o reforço de uma plataforma de conteúdos pagos que trata apenas de teorias da conspiração. Eles se uniram a equipe de pesquisadores pagos pelo jornalista em um estudo feito acerca de um possível ET mumificado que foi encontrado em Nazca, no Peru.
No entanto, cientistas também desmentiram as teorias ao constatar que se tratava de múmias peruanas. O osso do crânio dos falecidos estavam deformados pois haviam passado por modificações intencionais, típicas dos povos originários da região.
Agora, em 2023, Maussan visitou a Câmara do México a fim de exibir dois corpos que também foram descobertos em Nazca. No entanto, ele não foi tão bem recebido: a comunidade científica ficou indignada pela falta de evidências concretas trazidas pelo jornalista.
Por onde anda Maussan?
Atualmente, Maussan tem 70 anos e segue bastante ativo na mídia. O jornalista faz participações em projetos que tratam das mais loucas teorias da conspiração e já chegou a participar até mesmo de uma animação para adultos sobre o tema, onde ele interpretou a si próprio.
No entanto, mesmo recebendo o Prêmio Global da ONU e sendo responsável por recordes, como quando transmitiu áudios sobre OVNIs por incríveis 11 horas e meia, Maussan não é levado a sério por cientistas por não ter provas das ditas “descobertas” que anda fazendo por aí.