Por que os ônibus de São Paulo têm cores diferentes? Entenda a questão
O sistema de ônibus de São Paulo é dividido por diversas cores. Contudo, você sabe para que elas servem? Entenda como funciona essa divisão feita pela SPTrans.
Se você mora ou usa o transporte público em São Paulo, já deve ter notado que o sistema de ônibus da cidade é dividido por diferentes cores, o que facilita na identificação das linhas de cada região da cidade.
Sendo assim, cada região de São Paulo é simbolizada por uma cor diferente e todos os ônibus possuem uma identificação específica para corresponder a essas classificações.
Há 20 anos, a SPTrans dividiu a cidade em 9 regiões em busca da facilitação do serviço: Noroeste, Norte, Nordeste, Leste, Sudeste, Sul, Sudoeste, Oeste e Centro.
No entanto, é importante destacar que a SPTrans não divide São Paulo da maneira oficial, mas de forma que essa divisão faça mais sentido com base em seu sistema de transporte.
Em suma, essa é uma prática comum nas cidades, que tentam simplificar os serviços oferecidos por suas prefeituras. Nesse contexto, outra grande cidade que adota o sistema de cores para os ônibus é Curitiba, no Paraná.
Nesta matéria, vamos entender o que significa cada cor dos ônibus de São Paulo; portanto, continue lendo para aprender mais e não se perder na hora de utilizar o transporte na maior cidade da América Latina.
Entenda as cores dos ônibus de SP, segundo a SPTrans
Na divisão imaginária da cidade, que é estabelecida pela prefeitura, São Paulo é dividida em 96 distritos. Estes, por sua vez, são distribuídos por 32 subprefeituras e também têm limites físicos, de questões urbanas e, por fim, de forma socioeconômica.
Cada região é atendida por empresas e cooperativas terceirizadas para o transporte urbano. Por exemplo: na Área 1 – Zona Noroeste, na qual o Consórcio Bandeirante de Transporte cuida da questão do transporte, é utilizada a cor verde-clara.
Já no centro de São Paulo, todas essas empresas estão atuando, então é possível ver ônibus de todas as cores da divisão. Afinal, é natural que existam ônibus em todas as áreas que se dirijam até o centro.
Para facilitar a compreensão, confira abaixo um mapa da cidade que mostra todas as cores utilizadas para a identificação das zonas da cidade, de acordo com cada concessionária de transporte:
Imagem: SPTrans/Reprodução
No geral, temos o seguinte esquema:
- Área 1 — Noroeste (verde claro): Santa Brígida, Gato Preto, Norte Buss, Spencer.
- Área 2 — Norte (azul escuro): Sambaíba, Norte Buss, Spencer.
- Área 3 — Nordeste (amarela): Metrópole Paulista, Transunião, Upbus.
- Área 4 — Leste (vermelha): Ambiental, AlliBus, Pêssego, Express.
- Área 5 — Sudeste (verde escuro): Via Sudeste, Transunião, Move Buss.
- Área 6 — Sul (azul claro): Viação Grajaú, Mobibrasil, Transwolff, A2.
- Área 7 — Sudoeste (vinho): Campo Belo, Metrópole Paulista, Gatusa, KBPX, Transwolff.
Dessa maneira, a população consegue visualizar o sistema da SPTrans de uma maneira simplificada e também conseguir utilizar dos serviços de transporte público de um jeito mais visual e de fácil entendimento.