Woody Allen é alvo de manifestações em estreia de filme; entenda o motivo
Manifestação ocorreu na estreia de filme do diretor Woody Allen, no Festival Internacional de Cinema de Veneza, denunciando a cultura do estupro em Hollywood
Recentemente, um episódio de protesto aconteceu no Festival Internacional de Cinema de Veneza. Na ocasião, manifestantes interromperam a estreia de um filme de Woody Allen, renomado cineasta, alegando veementemente “Não à cultura do estupro”.
Na estreia de “Coup de Chance”, manifestantes interromperam o evento, destacando acusações de estupro contra o cineasta de 87 anos, conforme relatado pelo The Hollywood Reporter.
Durante as manifestações, cerca de 20 pessoas gritaram mensagens como “não à cultura do estupro”; “estamos falando pelos que não têm voz contra os predadores diretores”; “um estuprador não é um homem doente, ele é o filho saudável do patriarcado”; “nenhum destaque para diretores estupradores” e “o macho alfa não existe”, informou o site.
Entenda as acusações contra o cineasta Woody Allen
Foto: Gravier Production/Collection Christophel/AFP
O cineasta tem uma carreira renomada em Hollywood. Dentre as produções de Allen, estão alguns dos maiores projetos cinematográficos, como “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa” (1977), “Hannah e Suas Irmãs” (1986), “Meia-Noite em Paris” (2011), “Annie Hall” (1977), “Manhattan” (1979) e “Match Point” (2005).
Apesar do brilhantismo nos cinemas, sua vida pessoal também é marcada por uma grave acusação de estupro.
As acusações mais notórias datam da década de 1990, quando Allen estava envolvido em uma batalha pública e acrimoniosa de custódia com sua então parceira, Mia Farrow. Durante esse conflito, a filha adotiva de Farrow, Dylan Farrow, alegou que Woody Allen havia abusado sexualmente dela quando era criança, uma acusação que Allen negou.
Em 2021, o documentário “Allen vs. Farrow”, exibido pela HBO, trouxe à tona relatos de Mia Farrow e de alguns de seus filhos abordando a natureza de sua relação com o cineasta.
O documentário destacou que Dylan, que alegou ser vítima de abuso por parte de Allen aos 7 anos, manteve consistentemente sua versão dos eventos ao longo de 30 anos. Além disso, a série documental apontou inconsistências nos relatórios da investigação.
Inclusive, Allen carrega mais polêmicas, como seu casamento com Soon-Yi Previn, filha adotiva de sua ex-esposa Mia Farrow com o músico André Previn.