É errado carregar a bateria do celular até 100%? Entenda as consequências desse hábito

Hoje em dia, a preocupação com a bateria do celular é muito comum. Porém, alguns hábitos e estratégias podem ser suficientes para mantê-la por bastante tempo.

Não importa qual seja o seu celular, é bem provável que você já tenha escutado que nunca deve deixá-lo carregar até o máximo. Para muitos, esse é apenas um mito que nunca deve ser levado a sério, enquanto outros apontam constantemente os perigos da carga completa. Com isso em mente, vamos responder se é mesmo errado carregar a bateria do celular até 100%.

Imagem: Chokmoso | Getty Images

De onde surgiu esse mito?

Antigamente, os aparelhos celulares normalmente tinham dois possíveis problemas relacionados ao carregamento: as baterias ficavam viciadas ou sofriam com a sobrecarga quando chegavam a 100%. No primeiro caso, quanto mais ciclos de carregamento de 0 a 100 eles realizavam, menos tempo o dispositivo aguentava longe da tomada.

Já no segundo caso, podiam ocorrer alguns curtos-circuitos, o que levava à perda de alguns componentes e, claro, da própria bateria. No entanto, hoje em dia a história é completamente diferente, visto que os smartphones contam com tecnologia de gerenciamento de carga. Assim, quando atingem 100%, o carregamento é interrompido.

Como prolongar a vida útil da sua bateria?

As principais fabricantes do mundo, como Apple e Samsung, recomendam carregar a bateria até 80%, pois assim há menos tensão na mesma. Além disso, é aconselhável evitar que a bateria chegue a 0%, sendo mais indicado manter o nível acima de 20%.

Além de manter o carregamento no nível indicado, outras dicas podem ajudar a prolongar a vida útil do seu aparelho. Para começar, deve-se evitar a todo custo o superaquecimento. Portanto, evite usar fontes e cabos de baixa qualidade, assim como a exposição direta ao sol.

Além disso, é sempre indispensável manter seus aplicativos e sistema operacional atualizados. Afinal, é por meio dessas atualizações que algumas questões, entre elas o consumo de energia, são corrigidas e otimizadas.

Se possível, investir em smartphones mais modernos também pode ajudar bastante, já que eles contam com tecnologias para evitar o vício e a sobrecarga da bateria. Ademais, manter o brilho da tela reduzido e desativar as notificações em segundo plano pode ser de grande ajuda.

você pode gostar também