Sustentabilidade: União Europeia aprova lei que exige baterias removíveis em consoles portáteis

As novas exigências começam a valer a partir do ano de 2027 e é benéfica tanto aos consumidores como ao meio ambiente.

Nos últimos anos, os consoles portáteis ganharam imensa popularidade no universo gamer, conquistando um grande público por sua praticidade em levar a experiência dos jogos para qualquer lugar.

No entanto, a crescente fama também veio acompanhada de uma preocupação por parte dos consumidores e órgãos protetores ambientais: as baterias inacessíveis.

Até o momento, a maioria dos consoles, smartphones e tablets não possui fácil acesso às suas baterias, o que dificulta o processo de troca e necessita de serviços especializados ou da compra de um novo dispositivo. Diante disso, uma nova lei aprovada pela União Europeia pode mudar drasticamente o cenário dos consoles portáteis.

Nova lei exigirá baterias removíveis em todos os consoles a partir de 2027

Foto: CNN/Reprodução

Com a nova lei aprovada, os desenvolvedores de consoles portáteis e celulares deverão garantir que seus dispositivos tenham acesso facilitado às baterias. Assim, a troca poderá ser feita pelos próprios consumidores, e não por profissionais especializados, uma vez que se trata de um item fundamental para o funcionamento.

Os consoles mais famosos, como o Nintendo Switch, o recente Steam Deck e até o novo Asus ROG Ally, não serão afetados no momento, mas seus sucessores deverão ser repensados. A lei exige a característica acessível apenas para os lançamentos que virão a partir do ano de 2027, dando tempo suficiente para a adaptação do mercado.

O impacto vai além das produtoras de videogames, afetando positivamente a vida dos jogadores e também o meio ambiente, estimulando a reciclagem e a sustentabilidade.

Por que esta lei é necessária?

Primeiramente, é importante salientar que os usuários serão favorecidos pelo novo sistema, já que não precisarão pagar por empresas para fazer a troca de baterias dos aparelhos. Segundo o próprio desenvolvedor do Steam Deck, Pierre-Loup Griffais, esse é um dos principais problemas do console atualmente.

Além disso, os celulares e tablets também obedecerão a essa lei, permitindo uma acessibilidade ainda maior e um impacto ambiental atenuado.

Essa decisão fortalece a sustentabilidade, pois as baterias removíveis possuem uma abundância de itens recicláveis e úteis. Portanto, a legislação mostra-se extremamente necessária e ainda garante um prazo de adaptação, permitindo até mesmo o lançamento de novos consoles da Nintendo ou da Valve antes do término do ano vigente.

você pode gostar também