Grafologia: entenda como sua escrita revela aspectos profundos sobre sua personalidade
Conheça a técnica que analisa a escrita das pessoas e pode revelar traços profundos sobre a personalidade delas.
Diversos aspectos da nossa personalidade podem ser revelados de maneiras tão inusitadas que nem conseguimos imaginar. Desde o modo como nos sentamos até a forma como escrevemos revelam características profundas acerca de quem realmente somos. A maneira como você escreve pode transmitir traços ocultos sobre você, muitas vezes não verbalizados e de difícil identificação.
Para resolver esses e outros enigmas sobre a personalidade, surge a grafologia, uma pseudociência que estuda e analisa a escrita de uma pessoa, considerando aspectos como tamanho, forma, inclinação, pressão e ritmo da escrita. Esses aspectos são considerados indicadores da personalidade, comportamento e aptidões da pessoa analisada.
Através de seus estudos, a grafologia pode influenciar na revelação dessas características, proporcionando uma compreensão mais profunda do indivíduo.
Como a grafologia pode revelar sua personalidade?
Foto: Karolina Grabowska/Pexels/Reprodução
Analisando todas as características que envolvem as letras e a escrita de uma pessoa, a grafologia pode identificar seus aspectos mais pessoais. Conheça alguns dos parâmetros analisados e como eles expõem traços específicos:
1. Pressão aplicada no papel
A pressão aplicada no papel por um escritor indica o nível de emocional e energético de uma pessoa. Escrever firmemente, aplicando uma pressão severa, revela certa determinação, paixão e entusiasmo nas ideias transcritas.
Por outro lado, uma pressão suave sugere sensibilidade. Ao escrever suavemente, uma pessoa revela sua delicadeza e uma personalidade pouco conflitante. Já as oscilações na pressão indicam uma montanha-russa emocional.
2. Inclinação das letras
A inclinação das letras também possui suas implicações. Uma inclinação à direita denota extroversão, comunicação e sociabilidade, enquanto uma inclinação à esquerda aponta independência e timidez. Por outro lado, uma inclinação vertical sugere objetividade e autocontrole.
3. Dimensões
A dimensão do tamanho das letras é um dos maiores aspectos explorados pela grafologia. Enquanto letras miúdas podem revelar uma natureza discreta e sutil de uma pessoa, letras mais amplas sugerem autoconfiança e extroversão.
Já letras medianas são menos polarizadas, podendo unir certos aspectos de um lado ou outro e diferentes porcentagens.
4. Formato
O formato das letras também é analisado pela grafologia de forma minuciosa, uma vez que revelam traços psicológicos de criatividade.
Pessoas com letras mais arredondadas possuem uma mente criativa e emocional. Contudo, letras com ângulos e retas revelam uma abordagem lógica e analítica. Já uma mistura de formas indica versatilidade e originalidade no pensar.
5. Espaçamento
O espaçamento entre palavras e letras é o último critério a ser analisado. Um espaçamento padronizado é indicativo de organização e lógica, sugerindo que essa pessoa tenha pensamentos mais coerentes e planejados. Já um espaçamento variado é uma marca de criatividade e inovação, vindo de um indivíduo que costuma quebrar padrões.
Bônus: assinaturas!
Embora não seja necessariamente uma escrita, a grafologia não esquece das tão conhecidas assinaturas, as pequenas figuras, desenhos ou letras que são tão pessoais quanto uma digital.
Essas, por sua vez, são consideradas para o levantamento de informações acerca do comportamento. Assinaturas legíveis sugerem responsabilidade e equilíbrio, enquanto assinaturas ilegíveis podem revelar ansiedade e resistência a obrigações. Por fim, assinaturas indecifráveis podem refletir dificuldades com autoridade e tomada de decisões.