Seu computador pode revelar sua localização e histórico em 8 segundos por causa desse hack recém-descoberto
Pesquisadores criaram um novo método de rastreamento, melhor do que qualquer tecnologia já existente
Sabe aquele botão que temos em nosso celular que faz a nossa leitura digital e, automaticamente, desbloqueia o nosso aparelho? Então… Foi a partir daí que os pesquisadores deram inicio a mais um super avanço tecnológico!
Leia mais: O novo 5g promete revolução na tecnologia
Recentemente, a pesquisa foi publicada em um arquivo online de acesso aberto – Arxiv.org. Lá, há uma nova técnica de rastreamento chamada “GPU fingerprinting” que pode ajudar a localizar um alvo mapeando o desempenho da GPU de um sistema.
Esse tipo de rastreamento recebeu dos pesquisadores o nome de DrawnApart. A nova tecnologia mapeia as pequenas diferenças entre cada unidade de GPU, em geral, todas as placas gráficas possuem essas diferenças mínimas, nessa nova técnica é possível rastrear usuários individuais e também suas atividades online.
Os resultados foram impressionantes, o DrawnApart funcionou tão bem que permitiu a impressão digital de uma placa gráfica em oito segundos. Em comparação aos métodos atuais de impressão digital, isso é uma melhoria de 67%. Os resultados vieram de uma amostra de mais de 2.500 dispositivos únicos e 371.000 impressões digitais.
Prós e Contras
Essa nova tecnologia pode ser utilizada para muitas coisas boas, por exemplo, detectar bots com precisão ou ajudar a proteger os processos de login. Já o uso indevido pode levar a uma nova maneira de rastreamento de usuários, dados e etc. Um grupo de estudos técnicos de vários stakeholders da indústria estão estudando afundo o potencial dessa grande descoberta.