ERRO em 'Oppenheimer': físico revela inconsistência no filme de Nolan
Embora seja o atual sucesso dos cinemas, juntamente a 'Barbie', o longa de Christopher Nolan não escapou de erros
[ALERTA DE SPOILER! Esta matéria contém informações de ‘Oppenheimer’.]
As produções de filmes, especialmente quando retratam acontecimentos históricos, têm como objetivo fazer um retrato da realidade com a maior perfeição possível.
Os cineastas trabalham pensando em todos os detalhes, desde o elenco até a ambientação, para criar uma experiência imersiva e autêntica para o público.
No entanto, mesmo com todo o cuidado e pesquisa, nem sempre é possível abordar cada detalhe, especialmente em grandes longas, como o recém-lançado “Oppenheimer“, o novo sucesso de Nolan que trata de assuntos complexos, entre eles, questões de Física.
No filme, Christopher Nolan, renomado diretor e conhecido por sua dedicação aos detalhes e por buscar a verossimilhança em suas produções, explora a história das personalidades e os bastidores da invenção da bomba atômica, um tema delicado e complexo.
Apesar de todo o esforço em retratar a realidade, uma breve cena levantou questionamentos da comunidade científica. A repercussão foi tanta que um acadêmico revelou qual a inconsistência da cena e o motivo pelo qual ela não faria sentido.
Físico aponta inconsistência com a realidade em cena de ‘Oppenheimer’
Imagem: Universal Pictures/Reprodução
“Oppenheimer”, lançado no último dia 20 de julho, além de sua busca pela precisão histórica, marcou seu espaço nos registros de bilheteria. O filme de Christopher Nolan conquistou a sexta maior arrecadação do ano, até o momento, ultrapassando sucessos como “A Pequena Sereia” e “Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1”.
Sua trajetória de sucesso se estendeu para além das fronteiras dos Estados Unidos, com um total de US$ 649 milhões (cerca de R$ 3,23 bilhões na conversão direta atual) em arrecadação global.
Mas nem mesmo todo esse sucesso escapou de um pequeno furo de roteiro reparado pelo físico Greg Springgs. A cena em questão, retratando o teste Trinity, levantou questionamentos sobre a eficácia de uma ação específica: a aplicação de protetor solar pelos cientistas para se protegerem do calor da explosão.
De acordo com Spriggs, essa medida é duvidosa em termos de precisão histórica, uma vez que, na realidade, os cientistas teriam adotado uma postura diferente na situação. Ele explica a ação real dos cientistas na época:
“Eles estavam deitados, pensando que a onda de choque poderia alcançá-los e, se estivessem deitados, não seria um golpe direto. Afinal, você não quer ter uma grande área de superfície se a onda de choque estiver chegando. […] Não acho que o protetor solar teria ajudado muito. Acho que teria ajudado um pouco, mas não muito”, afirmou Greg Springgs em entrevista ao Insider.
Mais detalhes sobre o longa
A produção, dirigida e escrita por Christopher Nolan, já é o maior marco de sua carreira. Além de Nolan, o elenco conta com nomes de peso, como Robert Downey Jr. (Lewis Strauss), Cillian Murphy (Dr. Oppenheimer), Florence Pugh (Jean Tatlock) e muitos outros astros, como Rami Malek, Matt Damon e Josh Peck, Jack Quaid e Emily Blunt.
O filme está disponível nos cinemas de todo o Brasil, sem data prevista para lançamento em algum streaming.