Olhos e pálpebras tremendo? Cuidado! Este pode ser um péssimo sinal para sua saúde
Quem nunca sentiu aquela sensação estranha de que o olho está tremendo? Esses espasmos não acontecem atoa e demandam atenção!
Já sentiu suas pálpebras tremendo sem algum motivo aparente? É comum as pessoas apresentarem esse sintoma e simplesmente o ignorarem. No entanto, ele pode ser um sinal de que algo não está bem com o corpo.
Esse tremor na pálpebra tem um nome específico: mioquimia palpebral. Apesar de não ser considerado uma doença pelos especialistas, é um sintoma que serve de alerta e demanda atenção especial.
Quer saber o que esse tremor significa? Continue lendo esta matéria e entenda quais podem ser os reais motivos por trás desse fator.
Foto: Reprodução
5 motivos que fazem a pálpebra tremer
Dentre os principais motivos que ocasionam tremor de pálpebras, alguns dos mais comuns são os que listamos a seguir.
1. Estresse
Quando estamos muito estressados, é comum que o nosso corpo fique em um estado de alerta constante. Automaticamente, surge a ansiedade e todos esses sinais podem desencadear o tremor na pálpebra.
2. Fadiga
A fadiga pode ser causada por uma série de fatores, dentre eles o uso prolongado de computadores ou telas, que faz com que a vista fique cansada e, automaticamente, aumenta as chances de tremor na pálpebra.
3. Cafeína em excesso
O excesso de cafeína também está associado ao tremor da pálpebra. É importante ressaltar que ela não é encontrada apenas no café, mas também pode estar presente em energéticos, cigarros e outros produtos estimulantes.
4. Olho seco
Quando o olho está muito seco, seja pelo uso contínuo do computador, alergias ou outros motivos, é comum que a pálpebra trema. Por isso, é interessante a avaliação de um oftalmologista para determinar a melhor forma de lubrificar o olho.
5. Fator não identificado
Pode ser que a pálpebra trema sem nenhum motivo aparente. Nesse caso, é importante que um especialista avalie a função muscular das pálpebras, bem como o fundo do olho e a superfície ocular, a fim de observar se há algo de errado acontecendo.
É possível evitar o tremor?
Você deve estar se perguntando se é possível evitar esse sinal que é incômodo e pode até assustar. A principal forma de conseguir driblar o problema é mantendo um estilo de vida mais saudável. Além disso, práticas como meditação, ioga e exercícios físicos podem ajudar, pois elas tendem a diminuir o estresse no dia a dia.
De forma mais prática, se o tremor estiver incomodando muito, uma compressa de água gelada no local pode aliviar, pois o gelo anestesia a musculatura. Pode ser que o médico indique o uso de relaxantes musculares, mas é importante ressaltar que esse medicamento só deve ser usado com a orientação de um especialista.
Em casos mais complexos, o botox costuma ser uma solução, pois a toxina botulínica do tipo A bloqueia o impulso nervoso da musculatura. No entanto, esse tratamento é mais delicado e deve ser feito por um profissional competente.
Em suma, especialistas alertam: este é um sintoma que não deve ser ignorado. Portanto, cuide da sua saúde física e mental.