Peixe encontrado na África é nomeado em homenagem a Frodo de 'O Senhor dos Anéis'
Espécie de peixe-gato (tipo bagre) foi descoberta no Rio Níger, na região da África Ocidental, e recebeu o nome por ter semelhança com um personagem muito famoso de 'O Senhor dos Anéis'.
Os fãs de “O Senhor dos Anéis” estão em todo lugar, e na área da pesquisa científica não é diferente. Prova disso é que um peixe descoberto no Rio Níger, na região da África Ocidental, recebeu o nome de Frodo Beggins, homenageando um dos personagens mais queridos da franquia.
A novidade foi publicada pela revista Ichthyology & Herpetology. Os especialistas descobriram uma nova espécie de peixe-gato, que também pode ser chamada de peixe bagre. Ao analisarem, os pesquisadores perceberam que a espécie possui algumas semelhanças com os Hobbits.
Oficialmente, o nome da espécie é Chiloglanis frodobagginsi. Segundo os especialistas, trata-se de um peixe-gato de pequeno e médio porte. Ele possui as cores marrom e branco e, apesar do nome, não é tão parecido com os seus companheiros de mesmo nome, os bagres, sendo um pouco menor que eles.
Imagem: Montagem/Reprodução
Cinema e ciência estão interligados
Apesar de curioso, essa não é a primeira espécie a receber nomes com referências à franquia de “O Senhor dos Anéis”, pelo contrário. Alguns animais já foram batizados em homenagem aos personagens, e até o próprio autor da saga, o J. R. R. Tolkien, já foi lembrado pelos pesquisadores com a perereca Hyloscirtus tolkieni, que carrega o sobrenome do escritor.
Além disso, o gênero de borboletas intitulado Saurona foi batizado como forma de homenagear o vilão Sauron. Outras espécies, como sapos e, pasmem, dinossauros, já foram nomeadas em homenagem a algum personagem da saga.
Para além de ‘O Senhor dos Aneis’
A prática de nomear espécies animais em homenagem a filmes, celebridades e músicos tem se tornado uma tradição divertida. Essa união entre cultura pop e ciência resultou em nomes que vão muito além de “O Senhor dos Anéis”. Por exemplo, a rã-dardo-dourada Ameerega pepperi foi nomeada em referência ao apelido “Pepper” do lendário Mick Jagger, vocalista dos Rolling Stones. A série “The Big Bang Theory” também deixou sua marca, com a abelha Euglossa bazinga sendo batizada em homenagem ao famoso bordão “Bazinga!” do programa.
No reino dos insetos, o besouro Trigonopterus chewbacca deve seu nome à semelhança de suas cerdas com o personagem Chewbacca de “Star Wars”. A aranha Pachygnatha zappa ganhou seu nome devido à semelhança de seu abdômen com o distintivo bigode do músico Frank Zappa. Essas escolhas de nome não apenas acrescentam um toque de diversão à ciência, mas também ilustram a conexão entre a biodiversidade e o universo da cultura popular.
À medida que novas espécies são descobertas, os cientistas continuam a explorar esse encontro entre a natureza e a cultura, criando laços entre os mundos aparentemente distintos da biologia e do entretenimento. Esses nomes excêntricos não apenas enriquecem o domínio da taxonomia, mas também proporcionam uma maneira cativante de celebrar ícones que moldaram nossas vidas de maneiras diversas.