'Tragédias' da tela grande: estas 8 adaptações de HQ erraram feio nas produções
Adaptações de quadrinhos para filmes podem falhar devido à trama confusa, à falta de desenvolvimento do personagem e ao desvio do material original, erros que aparecem em 'Morbius' e 'Elektra', por exemplo.
Adaptações de Histórias em Quadrinhos (HQ) para filmes são um fenômeno cultural que transcende fronteiras e gerações.
Dos primeiros seriados de super-heróis do início do século XX até as superproduções impressionantes de Hollywood mais atuais, essa transposição de mídia tem proporcionado aos espectadores uma chance de ver seus heróis e vilões favoritos ganharem vida na tela grande.
No entanto, a transição de uma narrativa em quadrinhos para um roteiro cinematográfico nem sempre é fácil ou bem-sucedida.
Um exemplo de sucesso incontestável é o Universo Cinematográfico Marvel (MCU). Por meio de uma série de filmes interligados que passaram por “Homem de Ferro” em 2008, a Marvel Studios conseguiu se adaptar com sucesso a muitos de seus personagens icônicos, como Capitão América, Thor, Hulk e os Vingadores.
Existem inúmeras produções que, apesar do potencial para serem grandes sucessos, acabaram se tornando fracassos de bilheteria e crítica devido a uma série de fatores.
8 filmes que não agradaram
Hoje você vai conhecer oito filmes que tentaram agradar o público, mas ficaram só na tentativa, pois não impressionaram em quase nada.
1. ‘Morbius’
Estrelado por Jared Leto, Morbius conta a história do bioquímico Michael Morbius, que se torna uma espécie de vampiro após uma tentativa falha de curar sua doença sanguínea.
O filme foi criticado por sua trama confusa, pelo desenvolvimento de personagem insatisfatório e pela falta de compreensão do que torna os filmes de super-heróis atraentes para o público.
2. ‘X-Men Origens: Wolverine’
Esse filme é focado na história de origem de Wolverine, interpretado por Hugh Jackman. Apesar de algumas cenas de ação bem coreografadas, o filme foi criticado por sua trama desordenada, sem profundidade dos personagens e pelo tratamento do personagem Deadpool, que deixou muitos fãs desapontados.
3. ‘Batman & Robin’
Apesar de ter grandes nomes como George Clooney e Arnold Schwarzenegger, “Batman & Robin” é frequentemente lembrado por suas escolhas de design estranhas, diálogos sem sentido e falta de um tom consistente, oscilando entre o sombrio e o cômico sem sucesso. Um filme sem sucesso, mesmo os quadrinhos sendo maravilhosos.
4. ‘Quarteto Fantástico’
Mesmo com um elenco talentoso que inclui Michael B. Jordan e Kate Mara, esse reboot foi criticado por sua trama confusa, personagens sem engajamento e ausência de uma dinâmica de grupo. A maioria dos fãs atribuiu a culpa ao diretor do filme, que durante as gravações teria agido de forma estúpida.
5. ‘Elektra’
Elektra é um personagem icônico da Marvel Comics, criada por Frank Miller. A personagem é conhecida por ser uma assassina habilidosa e o interesse amoroso de Matt Murdock (o Demolidor).
Apesar do esforço de Jennifer Garner como a Elektra no filme, ela parecia desconectada do personagem dos quadrinhos. A crítica apontou que o personagem não possuía a complexidade ou a intensidade que se esperava dela, tornando difícil para o público se envolver com a trama.
6. ‘Mulher-Maravilha 1984’
Apesar do sucesso do primeiro filme, a sequência com Gal Gadot e Chris Pine foi considerada uma decepção. A trama foi considerada confusa e cheia de contradições, e a vilã, interpretada por Kristen Wiig, foi vista como mal aproveitada.
7. ‘Batman vs Superman – A Origem da Justiça’
Esse filme ambicioso apresentou Ben Affleck como Batman e Henry Cavill como Superman. Embora tenha algumas sequências de ação memoráveis, o filme foi criticado por seu roteiro excessivamente complexo e sombrio e pela introdução apressada de personagens e conceitos, o que deixou muitos espectadores confusos e descontentes.
8. ‘Mulher-Gato’
Esse filme com Halle Berry como a protagonista foi uma tentativa de dar um novo spin ao personagem da Mulher-Gato. Infelizmente, o filme é frequentemente criticado por seu roteiro fraco, falta de fidelidade ao personagem dos quadrinhos e por efeitos visuais que, em muitos casos, não envelheceram bem.
Cada um desses filmes ilustra as armadilhas que podem ocorrer ao adaptar histórias em quadrinhos para o cinema. Embora todos tenham tido potencial, falhas na execução, seja em termos de roteiro, seja no desenvolvimento de personagem ou na fidelidade ao material original, resultaram em filmes que não conseguiram impressionar os fãs ou a crítica.