Praia brasileira pode entrar no Guinness por título de menor do mundo; veja onde fica
Passeios de lanchas já são realizados no local, mas apenas para observação dos turistas. Prefeitura do local busca registrar a praia em questão no livro dos recordes.
Em Ubatuba, litoral norte do estado de São Paulo, encontra-se um tesouro natural que pode receber o título de menor praia do mundo. A praia em questão está localizada em um local chamado de Ilha da Selinha ou Ilha Rachada. A faixa de areia do local tem apenas 15 metros de extensão, e sua parte mais larga mede cerca de 4,3 metros.
Apesar de não ser oficializada como um atrativo turístico pela prefeitura de Ubatuba, a Ilha tem ganhado destaque nas redes sociais, graças às diversas fotos e vídeos compartilhados pelos visitantes. No entanto, a prefeitura da cidade está pensando em mudar esse cenário.
Foto: Caminhos do SUP/Reprodução
Diante da ampla propagação, a Secretaria de Turismo de Ubatuba está desenvolvendo uma campanha oficial de divulgação. Além disso, o governo local está avaliando a possibilidade de solicitar o registro da praia como a menor do mundo no renomado livro dos recordes, o Guinness Book.
Porém, isso requer alguns desafios. A prefeitura está trabalhando em levantamentos e pareceres jurídicos para garantir que a inclusão do atrativo seja feita de maneira responsável e adequada, respeitando os critérios estabelecidos pelo livro dos recordes.
Se isso ocorrer, a praia da Ilha Rachada superaria a praia de Gulpiyuri, na Espanha, como a menor praia do mundo.
Como chegar à Ilha Rachada?
Para chegar a esse paraíso, os visitantes precisam embarcar em passeios de lancha, uma vez que o local está localizado a aproximadamente 18 quilômetros do continente, ao norte de Ubatuba. As lanchas fazem paradas próximas ao destino, permitindo que os turistas fotografem ou filmem.
O desembarque no local não é permitido devido ao perigo das fortes ondas, além da preocupação com a preservação ambiental. A ilha é um habitat para espécies de aves marinhas e possui uma rica vegetação típica da Mata Atlântica.
Apesar disso, muitos praticantes de stand up, caiaque e proprietários de pequenas embarcações particulares acessam a ilha por conta própria durante as primeiras horas da manhã, quando o mar está calmo.