O enigma de 'Sound of Freedom': por que este filme POLÊMICO conquista multidões?

Filme 'Sound of Freedom' gera controvérsias por suposta associação com teoria QAnon, mas alcança sucesso nas bilheterias. Saiba mais a seguir.

“Sound of Freedom”, filme lançado no dia 4 de julho deste ano, tem se mostrado bastante controverso e divisivo, gerando muitas polêmicas desde sua estreia nos cinemas. Esta produção cinematográfica, que teve início há alguns anos, foi finalizada e lançada ao público somente agora.

Surpreendentemente, apesar das expectativas iniciais dos cineastas de que o filme não teria grande aceitação, ele conseguiu sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 120 milhões de dólares até o momento.

Mas, como já mencionamos, o filme está envolto em muitas polêmicas e ainda associado a uma teoria da conspiração.

QAnon foi representado em filme gospel?

Foto: CBN/Reprodução

Até o momento, os brasileiros não têm acesso ao filme “Sound of Freedom”, o que dificulta a afirmação com total propriedade sobre se ele realmente faz associação direta à teoria da conspiração conhecida como QAnon.

No entanto, informações transmitidas por meio de entrevistas e especulações revelaram a possibilidade dessa associação.

Um exemplo disso é um artigo publicado pela revista Rolling Stone, que descreveu o filme de maneira pejorativa. Segundo a publicação, aqueles que assistem ao filme e acham interessante são criticados pela revista como estando “fora de si” ou “não estando bem da cabeça”.

Isso se deve ao fato de que o filme supostamente trata essa teoria da conspiração como se ela fosse real, ainda que não a mencione diretamente.

O que é teoria da conspiração QAnon?

Essa teoria da conspiração surgiu inicialmente em fóruns da internet no final de 2017 e ganhou popularidade desde então, principalmente nos Estados Unidos.

A premissa central da teoria QAnon é que existe um grupo secreto, que incluiria políticos, celebridades e outros poderosos, envolvidos em atividades criminosas, satanismo e tráfico de crianças. Esse grupo é retratado como uma força maligna que, supostamente, controla o mundo e busca o domínio total.

Além das informações e especulações anteriores, outra questão que tem gerado discussões é o envolvimento de um dos atores principais, Jim Caviezel.

Renomado por suas atuações em filmes de destaque, como “A Paixão de Cristo“, o ator esteve associado à teoria da conspiração em 2021, quando fez um discurso demonstrando seu apoio.

Os envolvimentos de Jim Caviezel com a teoria da conspiração chamaram a atenção da mídia e do público, aumentando ainda mais a curiosidade em relação ao filme “Sound of Freedom”.

O discurso proferido pelo ator, na época, em apoio à teoria da conspiração, trouxe a tona sobre a influência de figuras públicas na disseminação de ideias controversas.

Vale ressaltar que, embora a posição de Jim Caviezel em relação à teoria da conspiração seja conhecida publicamente, não podemos afirmar com certeza se essa associação afeta diretamente a narrativa ou mensagem do filme “Sound of Freedom”.

Sucesso de bilheterias: mas a que custo?

O filme “Sound of Freedom” tem sido alvo de muitas polêmicas e controvérsias desde o seu lançamento. No entanto, essas polêmicas parecem não ter afetado negativamente sua performance nas bilheterias, pois o filme está obtendo um sucesso surpreendente em termos de arrecadação de ingressos.

Essa notável aceitação tem gerado especulações e teorias sobre como o filme está alcançando marcas impressionantes nas bilheterias.

Uma das especulações que circulam é a de que grupos de pessoas estariam comprando lotes de ingressos em grande quantidade para impulsionar artificialmente a popularidade do filme.

No entanto, a rede de cinemas AMC Theatre, por exemplo, se pronunciou oficialmente sobre o desempenho do filme. Esse posicionamento pode dar mais credibilidade à performance do filme nas bilheterias, afastando as suspeitas de uma manipulação artificial dos números.

Em nota oficial, a AMC assegurou que a produção “Sound of Freedom” realmente está alcançando marcas grandiosas e ultrapassando números de outros filmes renomados, como “Barbie” e “Oppenheimer”.

Confira o trailer de ‘Sound of Freedom’:

você pode gostar também