Doge: conheça o cão que é meme e um NFT milionário; você já viu essa carinha por aí?
Imagem viral desse Shiba Inu com expressão atenta, desconfiada e irônica já tem mais de uma década de existência. Assim, Doge tornou-se uma celebridade e um NFT de milhões.
O cão da raça Shiba Inu, mais conhecido como Doge, o meme, na verdade é uma cadela chamada Kabosu. A responsável por ela é uma professora do Japão, chamada Atsuko Sato, que a resgatou e publicou várias fotos com Kabosu em fevereiro de 2010 em seu blog.
Uma dessas fotografias, na qual Kabosu olha para a câmera cheia de desconfiança e expressividade, não tardou a viralizar, tornando a cadela uma das celebridades mais conhecidas da web.
Nos primeiros anos do meme, o mais comum era encontrar a foto legendada com diversas falas sarcásticas e cheias de julgamento sobre o comportamento alheio, seja humano ou animal.
Posteriormente, algumas criações mais irônicas, icônicas e cheias de edição tornaram Kabosu ainda mais famosa. Algumas até combinaram memes diferentes com o da cadela japonesa.
No final de 2022, infelizmente, Sato informou a todos que Kabosu estava com colangiohepatite aguda e leucemia linfóide crônica. A professora tem atualizado a todos sobre o estado de saúde da cadelinha desde então. Kabosu nasceu em 2005 e, atualmente, tem 17 anos.
Fonte: Reprodução/Instagram
Então, de onde vem o ‘Doge’?
Ao contrário do que a maioria pensa, esse nome não surgiu junto com o meme.
No episódio “Biz Cas Fri 1”, do show de marionetes conhecido como “Homestar Runner”, o personagem Homestar tenta distrair outro personagem utilizando a palavra “cachorro” (dog, em inglês). No entanto, ele acaba pronunciando a palavra com um “e” no final, dando origem a “Doge”.
A criptomoeda Dogecoin
A história por trás da criação da criptomoeda começa com o programador Billy Markus e seu colega Jackson Palmer, em 2013.
Ambos desejavam criar uma criptomoeda que fosse mais divertida e que alcançasse um público maior do que o bitcoin. Portanto, utilizar um meme extremamente famoso era uma ótima ideia.
Doge NFT
Onze anos após o clique que rendeu fama a Kabosu, sua foto acabou se tornando um NFT que foi vendido por 4 milhões de dólares, em um dos leilões de NFT mais caros que já aconteceram.
Atsuko Sato acabou doando uma parte significativa desse dinheiro para várias organizações de caridade.