Asteroides recebem nomes inspirados no folclore brasileiro; saiba mais
Uma mistura um tanto quanto inusitada: asteroides e folclore brasileiro. Agora, alguns deles estão aptos a serem batizados e receberão nomes inspirados na cultura brasileira.
Uma mistura pouco provável vai acontecer no mundo da ciência: alguns asteroides receberão nomes inspirados no folclore brasileiro. Classificados como “Objetos Próximos à Terra” pelas regras da União Astronômica Internacional, esses asteroides deverão receber títulos da mitologia.
Existe, no entanto, uma regra para isso: não é autorizado o uso de nomes de divindades da criação nem do submundo. Por essa razão, decidiu-se pela inspiração em personagens do folclore brasileiro.
O astrônomo Cristóvão Jacques, do observatório mineiro Sonear, é o responsável pelo projeto. Os asteroides a serem batizados foram descobertos pela instituição em 2014 e 2016.
No entanto, eles só recebem um número definitivo após várias observações. Dentre elas, quando sua órbita é definida com precisão a fim de que sua posição no céu seja confirmada. Só então o asteroide fica apto a receber um nome.
Por isso, somente agora serão escolhidos os nomes, pois eles receberam recentemente uma designação definitiva e poderão ter nomes sugeridos pela pessoa que fez as descobertas.
Conheça os asteroides a serem batizados
Até agora, é possível perceber os detalhes que envolvem a descoberta de um asteroide, bem como todos os aspectos que o cercam. Os especialistas divulgaram algumas informações sobre os três asteroides que serão batizados. Confira:
- O asteroide 2014 RP 12 foi descoberto em 6 de setembro de 2014. Ele passa a uma distância de 14 milhões de quilômetros da órbita terrestre. A numeração que recebeu foi 472263.
- Já o asteroide 2014 OA 2 foi descoberto em 2014, mais precisamente no dia 23 de julho. Com a numeração 520585, ele passa a 28 milhões de quilômetros da Terra.
- Por fim, o asteroide 2016HL foi descoberto em 19 de abril de 2016. Ele passa a 1,2 milhões de quilômetros da órbita da Terra e recebeu o número 620096 para sua identificação.
Proximidade com a Terra: normal ou devemos nos preocupar?
Você provavelmente percebeu que esses asteroides passam relativamente próximos à órbita da Terra. No entanto, não há motivo para preocupação. Os pesquisadores afirmam que nenhum deles representa risco de impacto com nosso planeta. Todavia, o asteroide descoberto em 2016 foi identificado como PHA, que na tradução significa “Asteroide Potencialmente Perigoso”.
Os especialistas explicam que isso significa que se trata de um asteroide que requer uma atenção mais detalhada do que os outros. Ou seja, precisa ser analisado periodicamente a fim de detectar possíveis alterações que possam representar um risco de impacto com a Terra. Eita!