Só os MELHORES: pesquisa divulga os livros mais bem avaliados do Brasil e do mundo

Um levantamento recente revelou os títulos de maior sucesso da literatura brasileira e mundial de acordo com as avaliações de leitores. Veja quais são as melhores obras!

Entre as formas mais antigas de entretenimento humano, sem dúvida, estão os livros. Além de contos fictícios, simples palavras colocadas no papel ainda são uma grande fonte de conhecimento, mantendo sua popularidade mesmo com o atual crescimento tecnológico e o uso prolongado da internet pelas pessoas.

A diversidade literária permite uma experiência única em cada livro, com diferentes histórias, temáticas, abordagens e perspectivas. A popularidade das obras também depende dos contextos sociais e culturais nos quais estão inseridas. Por isso, alguns títulos fazem mais sucesso que outros, dependendo do país ou continente.

Pesquisa revela os livros favoritos dos leitores de cada país

Foto: WordFinderX/Reprodução

O site WordFinderX utilizou recentemente o banco de dados criado pela Goodreads, que contém milhões de avaliações de variados livros já publicados em 132 países do mundo, para criar um ranking com os títulos mais bem avaliados de cada região.

Os critérios de seleção foram simplesmente as avaliações dos usuários. Qualquer livro com mais de 500 avaliações poderia ser considerado, criando um aspecto mais justo de competição.

Segundo o levantamento, o livro “The Botanist”, de MW Craven, é o mais querido entre os europeus. Nascido no Reino Unido, o autor ganhou fama por seus romances policiais. Nesta obra, o detetive Washington Poe busca solucionar mais um caso misterioso de sua carreira.

O livro “Arkitek Jalanan”, de Teme Abdullah, narra a história dos tempos de estudo do autor, que era estudante de Arquitetura, sendo o mais querido na Ásia.

Já na América do Norte, “Words of Radiance”, de 2014, é o mais bem avaliado.  O livro foi escrito por Brandon Sanderson e é parte da saga “The Stormlight Archive”. Ele aborda uma variedade de temas, incluindo política e diversos outros assuntos.

O melhor do Brasil

Antes de revelar o livro mais querido pelos brasileiros, é importante destacar os favoritos dos africanos e da Oceania. Na África, dois livros se mantêm no topo: “The African Origin of Civilization”, de Cheikh Anta Diop, e “Para Educar Crianças Feministas”, de Chimamanda Ngozi Adichie. Ambos abordam temáticas políticas interessantes.

Por outro lado, na Oceania, o livro de Jess Hill, “See What You Made Me Do” (“Veja o que você me fez fazer”, em tradução livre), é a obra de maior sucesso.

Finalmente, na América do Sul, “Nós, Escravos do Suriname”, de Anton de Kom, que discorre sobre a história racista do colonialismo no Suriname e foi publicado em 1934, é o mais bem avaliado.

Foto: Amazon/Reprodução

No nosso querido Brasil, o quadrinho vencedor do prêmio CCXP Awards do ano passado, “Arlindo”, escrito por Luiza de Souza, também conhecida como Ilustralu, é o título de destaque. No livro, Arlindo é um pequeno garoto sonhador, cujo objetivo é encontrar seu lugar no mundo.

você pode gostar também