Descoberta surpreendente: o que existe embaixo da areia da praia e do deserto?
Devido às suas composições, existe uma variação do que existe embaixo das areias da praia e do deserto; saiba mais.
Você já se perguntou o que há abaixo de toda aquela areia da praia ou dos desertos ao redor do mundo? Quando se trata de explicações científicas a respeito disso, em especial sobre desertos, a resposta pode variar bastante.
Sabe-se que as areias de ambos os locais são criadas de maneira equivalente, mas que não são formadas por minerais iguais; sendo assim, o que existe embaixo de sua densidade não será igual.
Os mistérios das areias milenares
Uma das razões para a vasta variação do que existe embaixo das areias é que, em algumas áreas, pode haver dunas que se deslocam com o vento, o que significa que pode haver uma floresta inteira ou grandes sumidouros escondidos sob as dunas.
A areia, em si, é formada a partir da maceração de rochas do solo pelo intemperismo causado pelos rios e outros elementos. Nas regiões costeiras, o mar agitado também desgasta as rochas ao longo de milhares ou milhões de anos.
Imagem: Pexel/Reprodução
Por isso, se você cavasse na praia, poderia encontrar areia que foi compactada e transformada em arenito sob pressão. Ao continuar cavando, usando equipamentos de perfuração avançados, eventualmente você atingiria a camada rochosa subjacente da área.
No caso de cavar areia em desertos, você veria que a maioria deles não é coberta por areia com leito rochoso visível. Isso porque, quando há presença de areia nos desertos, ela é formada pela ação do tempo sobre o leito rochoso exposto.
À medida que a paisagem do deserto esfria e aquece ao longo do dia e da noite, as rochas se expandem e racham. Ao longo de milhares ou milhões de anos, o vento que sopra sobre as rochas menores as desgasta e as transforma em areia. Assim, abaixo dessa camada de areia, encontraremos o leito rochoso não afetado pelo vento e a argila seca.
No entanto, pode haver surpresas interessantes. Em 2010, arqueólogos descobriram evidências de um lago pré-histórico de dimensões impressionantes sob as areias do Saara, que acredita-se ter se formado cerca de 250 mil anos atrás.
Portanto, mesmo em lugares aparentemente áridos, podem existir vestígios fascinantes do passado esperando para serem encontrados!