Big Brother em Marte? Conheça o novo projeto curioso da Nasa
Já se imaginou em confinamento num espaço que simula Marte? É isto o que a Nasa criou recentemente e quatro cientistas vão vivenciar a experiência ao longo de um ano. Entenda o motivo.
Você já se imaginou participando do Big Brother? E se te disséssemos que agora essa experiência ocorrerá fora do planeta, mais precisamente em Marte? Pois é, ocorre que a Nasa está organizando esse evento para um grupo de quatro cientistas voluntários.
No entanto, calma, pois eles ainda não estão em Marte de verdade, mas em uma simulação feita pela agência.
Essas informações foram divulgadas pela rede de TV CBS. Na equipe de cientistas voluntários para o projeto, estão um médico, um engenheiro, uma bióloga e uma pesquisadora.
Eles estão confinados em um ambiente que simula todas as condições de vida do planeta. Por lá, eles devem cuidar de plantações e realizar outros estudos feitos pela Nasa.
Além disso, o grupo será testado em situações diferentes, como momentos de estresse e até falhas mecânicas. Tudo, claro, controlado e assistido pela agência.
A missão vai durar pouco mais de um ano. Ao todo, a equipe ficará em confinamento por 378 dias. O espaço que simula o planeta Marte tem cerca de 150 metros e os voluntários ficarão por lá sem nenhum contato com o mundo exterior.
Segundo as informações, essa simulação é a primeira experiência de uma série de três testes que serão feitos e que durarão a mesma quantidade de dias que este primeiro.
Ser humano pode habitar Marte?
O “BBB da Nasa” é apenas mais uma das inúmeras pesquisas e projetos que envolvem Marte. A exploração deste planeta sempre intrigou a humanidade.
A agência tem estado à frente de inúmeros estudos e pesquisas a fim de tornar possível que o ser humano habite o Planeta Vermelho. Contudo, será que isso será possível algum dia?
Algumas missões, como as famosas Mars Rover e a Mars Reconnaissance Orbiter, foram importantes para que a Nasa coletasse dados sobre Marte. Nelas, foram analisadas a composição atmosférica, geologia, presença de água no planeta e possibilidade de existência de vida passada ou presente por lá.
Acerca disso, pesquisadores explicam que esses dados são essenciais para uma maior compreensão do ambiente marciano e para o desenvolvimento de tecnologias e estratégias para visitarmos o planeta.
A Nasa tem investido em pesquisas e desenvolvimento de tecnologias, como sistemas de suporte à vida, habitações espaciais avançadas, métodos de produção de alimentos e sistemas de propulsão mais eficientes.
Todos esses avanços são essenciais para superar os desafios impostos pela viagem daqui até Marte e, principalmente, pela sobrevivência no planeta.
Retorno à Lua também está previsto
As pesquisas que envolvem a Lua também não são deixadas de lado pela Nasa. Atualmente, a instituição planeja a missão Artemis, que visa levar de volta à Lua, até 2024, mais seres humanos, estabelecendo uma presença sustentável da humanidade na superfície lunar.
Esse projeto é considerado um passo importante para preparar as tecnologias e as capacidades necessárias para futuras missões tripuladas a Marte.
E você, teria coragem de participar de uma viagem dessas?