Nasa planeja explorar recursos lunares já na próxima década

Recentemente, a Nasa revelou seus planos futuros sobre mineração; agência espacial norte-americana já se move para atingir este objetivo.

A curiosidade humana e o desejo por obter cada vez mais conhecimento nos levam diretamente à exploração de ambientes desconhecidos.

Com o avanço tecnológico e a determinação da humanidade em expandir os horizontes, nossa espécie atingiu a exploração espacial, que apenas serviu como fonte de motivação para novas missões e pesquisas.

Uma das maiores buscas fora da Terra está relacionada a recursos úteis para a sociedade e que podem influenciar diretamente a evolução de recursos e ferramentas humanas.

Por isso, a intenção da agência no desenvolvimento da exploração do espaço nunca parou. Agora, a Nasa  pretende voltar ao ponto mais distante que a humanidade atingiu e extrair recursos com um novo objetivo.

Nasa pretende minerar a Lua nos próximos anos

Imagem ilustrativa: ICON/BIG-Bjarke Ingels Group/Nasa

Uma das maiores agências espaciais do planeta já revelou sua intenção de voltar à Lua nos próximos dois anos. Até 2025, uma tripulação deve ser enviada à Lua como uma continuação da Missão Artemis.

O objetivo dessa missão consiste em reconhecer as condições locais da Lua, já que a Nasa tem demonstrado interesse em minerar o satélite natural na próxima década.

Vale ressaltar que a última missão espacial que levou o ser humano à Lua ocorreu há mais de cinquenta anos, em 1972, quando a Apollo 17 atingiu seu objetivo.

Além disso, a Nasa estima que até 2032, ou seja, em menos de uma década, o solo lunar já possa ser escavado em busca de recursos que nos auxiliem nas futuras expedições a Marte, nosso planeta vizinho.

Essa segunda intenção é revelada pelo próprio site oficial da agência, no qual consta a seguinte informação:

“Vamos colaborar com parceiros comerciais e internacionais e estabelecer a primeira presença de longo prazo na Lua. Então, usaremos o que aprendemos na Lua e ao redor dela para dar o próximo salto gigantesco: enviar os primeiros astronautas a Marte.”

Como a agência planeja alcançar seus objetivos?

Segundo Gerald Sanders, cientista de foguetes do Centro Espacial Johnson da Nasa, os cientistas da agência atualmente buscam possíveis suprimentos em solo lunar, como água, oxigênio e posteriormente outros minerais com o objetivo de estabelecer vínculos  comerciais  a partir disso e atrair investimentos para a área.

Por isso, ainda neste mês, a agência pretendia lançar uma plataforma de perfuração para o espaço, buscando colher amostras e formar uma usina para escavação em larga escala.

Em suma, os agentes norte-americanos também querem enviar astronautas, incluindo mulheres e pessoas negras (ainda não enviadas ao satélite, estimulando a inclusão social) para sondar a Lua durante oito dias.

Entre eles está Christina Koch, a primeira mulher que pisará em solo lunar por meio da missão Artemis II.

você pode gostar também