Nem precisa de semáforo: saiba onde fica a cidade menos populosa do Brasil
O último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relevou qual é a cidade menos populosa do país. Será que você a conhece?
Você sabe qual é a cidade menos populosa do Brasil? Esse título vai para uma cidade situada em Minas Gerais, chamada Serra da Saudade e que possui apenas 833, segundo o último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Se pensarmos nessa cidade em relação à maior cidade do país do ponto de vista populacional, que é São Paulo, Serra da Saudade possui apenas 0,0007% do total de moradores daquela cidade. Dessa forma, é possível ter uma noção sobre a diferença entre a cidade mais populosa do país e a que possui menos habitantes.
Até esse momento do post, você certamente deve estar curioso(a) e se perguntando quais são algumas características da cidade menos populosa do país, como infraestrutura e serviços que a cidade oferece, certo? Se este for o seu caso, prossiga a leitura para saber mais.
Serra da Saudade: cidade menos populosa do Brasil
Fonte: Adriana Paolinelli/Reprodução
Antes de mais nada, é importante ressaltar que a cidade surgiu com o desenvolvimento da Estrada de Ferro Paracatu, por volta de 1900. Inicialmente, o local era habitado pelos trabalhadores envolvidos na construção dessa ferrovia, que fazia parte da cidade de Dores do Ingá.
Somente em 1963 a Serra da Saudade conquistou sua independência municipal e o primeiro prefeito assumiu o cargo. Durante esse período, a cidade servia como ponto de parada para viajantes que transportavam materiais destinados à construção de Brasília.
A antiga ferrovia era responsável pelo transporte de café, madeira, gado e diamantes. No entanto, com a construção da BR-162, o movimento foi interrompido, transformando a cidade em um refúgio tranquilo, como destacado pela prefeitura.
Um dado impressionante sobre Serra da Saudade é que os habitantes da cidade geralmente convivem em perfeita harmonia, considerando que o último homicídio de lá ocorreu em 1967.
Serra da Saudade conta com alguns serviços básicos, como um posto de saúde, uma creche e uma escola municipal. Além disso, há duas igrejas por lá: uma católica, chamada Nossa Senhora do Carmo, e uma igreja evangélica.
Devido ao pequeno número de ruas, Em Serra da Saudade não há necessidade de semáforos. Por fim, a cidade também preserva alguns patrimônios culturais, como o Prédio da Antiga Prefeitura, a Imagem de São Vicente de Paulo, o Prédio da Estação Ferroviária Antiga e a Antiga Pensão da Barra do Funchal.