Google enrijece medidas contra perfis falsos no YouTube; saiba mais
Algumas mudanças anunciadas ainda este ano agora serão necessárias para manter o conteúdo no perfil.
Nas redes sociais, a criação de perfis por fãs para compartilhar conteúdo de algum artista é comum. Normalmente, as páginas reproduzem fotos ou vídeos feitos por famosos e acabam ganhando muita visibilidade dessa forma.
No entanto, algumas mudanças anunciadas indicam modificações para esse tipo de perfil. Entenda as alterações nas políticas de conteúdo mais abaixo.
Sem ‘fake’ de famosos
Se você acompanha algum artista de forma frequente, é possível que já tenha aparecido como recomendação algum conteúdo do famoso(a), porém sem que seja da página oficial.
Embora esse tipo de conta seja algo permitido, os responsáveis recebem interações, curtidas e visualizações; no entanto, nem todos os seus seguidores identificam claramente que o perfil não pertence ao artista.
Para evitar problemas com o uso indevido, algumas mudanças foram anunciadas para as plataformas e as alterações nas políticas de conteúdos de fãs no Google foram compartilhadas recentemente.
Dentre as exigências, está a necessidade de destacar no perfil que ele pertence ao fã e tem como objetivo homenagear determinada personalidade.
Essa mudança visa principalmente à distinção dos canais no YouTube para evitar que usuários mal-intencionados usufruam de conteúdos originais.
Um dos pontos destacados para facilitar a compreensão da diferença dos administradores é o uso de imagens diferentes para a conta. Os usuários que forem identificados na tentativa de criar um perfil falso do(a) famoso(a) serão punidos com o banimento da rede.
O YouTube já havia anunciado algumas modificações relacionadas aos anúncios para canais que apresentavam conteúdo inapropriado de jogos. Para eles, os vídeos não eram monetizados. Alguns usuários estavam utilizando bloqueadores de anúncios, o que também foi proibido.
As novidades relacionadas às “fanpages” entrarão em vigor a partir do dia 21 de agosto. Esse tempo será suficiente para os administradores modificarem as suas descrições e os outros detalhes exigidos.
Caso haja o descumprimento das regras após essa data, as páginas responsáveis serão excluídas ou inaptas por determinado período.