Já pensou? Sul-coreanos ficam 'mais jovens' com mudança na legislação do país
Cidadãos da Coreia do Sul ficarão um ou dois anos mais jovens depois de uma alteração em uma das leis do país; entenda o caso.
Já pensou em acordar com alguns anos “a menos”? Mesmo que isso pareça impossível, é exatamente o que está prestes a acontecer com alguns cidadãos da Coreia do Sul.
Isso porque o método de contagem de idade dos coreanos foi alterado, portanto, alguns anos serão descontados na idade de algumas pessoas. Isso porque, de acordo com a tradição coreana, um indivíduo já tem um ano de idade no momento do seu nascimento.
Além do mais, a idade de uma pessoa aumenta no início de cada novo ano lunar, geralmente coincidindo com o feriado do Ano Novo Lunar, conhecido como Seollal. Nesse momento, todas as pessoas celebram seu aniversário em conjunto, independentemente da data específica de nascimento.
Sul-coreanos ficarão mais jovens com alteração de lei
Imagem: Reprodução/GZH
A alteração na contagem de idade começou nesta semana, pois a Coreia do Sul adotou o método internacional padrão. Em dezembro de 2022, o país aprovou a exclusão do método tradicional para adotarem o internacional.
“Esperamos que as disputas legais, reclamações e confusões causadas [pela forma de] calcular as idades sejam bastante reduzidas“, diz o ministro da Legislação Governamental, Lee Wan-kyu, em entrevista coletiva na segunda-feira (26).
De acordo com uma pesquisa do governo realizada em setembro de 2022, 86% dos sul-coreanos disseram que aplicariam as regras internacionais em suas vidas diárias assim que a nova lei entrasse em vigor.
Um aspecto interessante desse sistema é que a idade de uma pessoa pode variar em relação ao sistema ocidental de contagem de idade. Por exemplo: se uma pessoa nasceu em dezembro de um determinado ano no calendário gregoriano, essa mesma pessoa poderia ser considerada dois anos mais nova na Coreia do Sul no início do ano lunar seguinte.
Agora, com a mudança, aqueles que consideravam o método local para contagem podem diminuir um ou dois anos de sua idade, mas, fazendo a contagem internacional, o cidadão saberá quantos anos possui.