Deixe longe: 3 malefícios de dormir com o celular na cama
Levar o celular para todo canto é um costume muito comum na atualidade, mas saiba que levá-lo para a cama na hora de dormir pode ser uma péssima ideia.
O celular se tornou uma parte essencial de nossas vida. Hoje, usamos o aparelho para navegar na internet, mandar mensagens, tirar fotos, ouvir música, jogar e até mesmo realizar tarefas cotidianas, como fazer compras e agendar compromissos.
O constante uso desse aparelho e a evolução tecnológica praticamente transformaram o dispositivo em uma “extensão” do ser humano, influenciando a maneira como nos comunicamos, trabalhamos e nos divertimos.
Por isso, muitas pessoas têm o hábito de levar seus celulares para todos os lugares, incluindo suas camas. Em razão disso, dormir ao lado do smartphone ou mexer nele até pegar no sono são costumes muito presentes na sociedade.
Contudo, é necessário saber que essa prática não é benéfica para a saúde, podendo nos prejudicar tanto física quanto psicologicamente.
Os 3 malefícios de dormir com seu celular
Pensando em como auxiliar na manutenção da sua saúde, separamos alguns motivos para que você deixe de lado o hábito de levar o celular para a cama na hora de dormir.
Foto: Dra. Ana Escobar/Reprodução
1. Cansaço durante o dia
O constante uso do celular antes de dormir pode estimular o cérebro, dificultando o relaxamento necessário para um descanso adequado.
A presença do aparelho também pode levar a interrupções durante o sono, por meio de notificações de mensagens ou chamadas, resultando em cansaço ao acordar.
Além disso, usar redes sociais ou mexer no smartphone logo que acordar pode alertar o cérebro de forma negativa; por isso, é necessário esperar um pouco antes de usar o dispositivo após acordar.
2. Impede a melatonina
A melatonina é o hormônio produzido pelo corpo que dá a sensação de sono e avisa o organismo que está na hora de descansar. Esse hormônio só é estimulado na presença de baixa iluminação, ou seja, caso haja luz direta em contato com os olhos, o corpo não entende que é chegada a hora de dormir e se mantém em alerta e funcionando de forma acelerada.
Sendo assim, a luz azul emitida pelas telas dos celulares desregula o sono e atrasa a produção de melatonina. Consequentemente, o usuário dorme mais tarde e acorda indisposto pela má qualidade de sono.
3. Bactérias e microrganismos
Pode parecer que não, mas esses dispositivos podem ser mais sujos do que o seu banheiro. Isso se deve ao uso e à exposição contínua aos mais diversos ambientes. Por isso, podem carregar bactérias e vírus nocivos caso não seja feita a limpeza periódica.
Mesmo a limpeza ainda pode ser um fator de contaminação. Portanto, não é adequado deixar algo tão sujo ao lado do travesseiro, como geralmente acontece, nem mesmo mexer no celular durante as refeições ou o preparo delas.