Tatooine da vida real: astrônomos descobrem planeta semelhante ao de 'Star Wars'

Um recente estudo publicado na Nature Astronomy revelou um achado surpreendente para a astronomia: um planeta parecido com o da franquia 'Star Wars'. Entenda!

A astronomia é uma ciência reveladora e impressionante. São os astrônomos os responsáveis pelas observações e análises dos corpos celestes do cosmos, sempre em busca de explicações sobre como as leis que regem o universo funcionam em diferentes localidades.

Na imensidão inestimável do universo, já encontramos diversos tipos de astros, de asteroides a buracos negros. Um tipo de corpo celeste com que já estamos familiarizados são os planetas, e as descobertas de alguns desses astros ainda conseguem maravilhar a comunidade científica, sempre com algo inovador.

Mas um recente achado se destacou, inclusive, na comunidade geek. Isso porque o planeta descoberto se assemelha à Tatooine, planeta apresentado na saga “Star Wars“.

Planeta parecido com o de ‘Star Wars’ é descoberto

Um grupo de cientistas publicou recentemente, na revista Nature Astronomy,  a descoberta de um exoplaneta que mais se parece com Tatooine, de “Star Wars”. A principal característica que une os dois planetas é que ambos orbitam e fazem parte de sistemas binários, ou seja, que possuem duas estrelas.

O nome atribuído ao planeta foi BEBOP-1c, referindo-se ao seu sistema binário BEBOP-1. Além disso, foi observado que se trata de um gigante com quatro vezes a massa de Netuno, um dos gigantes gasosos e o último planeta do nosso Sistema Solar. Sua órbita foi calculada em cerca de 215 dias, equivalente a sete meses aqui na Terra.

Detalhes da descoberta

Os autores do estudo declararam que a pandemia da covid-19 atrapalhou o processo dessa descoberta. Matthew Sarding, autor da pesquisa, afirmou:

“Este foi um sistema difícil de confirmar e as nossas observações foram interrompidas pela pandemia covid-19, quando os telescópios no Chile encerraram durante seis meses, durante uma parte crítica da órbita deste planeta. Esta parte da órbita só voltou a ficar observável no ano passado, altura em que finalmente pudemos finalizar a detecção.”

Ele se refere ao Observatório Europeu do Sul (ESO), localizado no Chile e usado para a detecção. Além disso, BEBOP-1c é o segundo planeta encontrado no sistema binário, fazendo deste o primeiro sistema a possuir mais de um astro orbitante conhecido.

Agora, o “irmão” de Tatooine será usado para decifrar as condições de formação planetária em sistema com dois sóis. Vale ressaltar que Tatooine aparece na franquia de “Star Wars” como um planeta desértico e quente, com as estrelas muito aparentes no céu.

você pode gostar também