Polêmica na cozinha: entenda por que a colher de pau é PROIBIDA em cozinhas profissionais
Embora seja um utensílio popular na cozinha brasileira, agências sanitárias alertam sobre o uso da colher de pau.
Há muitos utensílios de cozinha que, mesmo ao passar dos anos, não caem em desuso. No entanto, poucos sabem que no Brasil existe uma lei que proíbe o uso de colheres de madeira em restaurantes. Vamos entender a história por trás disso?
Existe uma lei que está em vigor há 19 anos e faz parte da Resolução RDC 216/04, que também criou a Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação. A medida foi estabelecida pela ANVISA, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Mas, por qual razão? Entenda a seguir.
Motivo da restrição
A restrição se deve ao fato de que a madeira é um material poroso, ou seja, ela tem a capacidade de absorver muita gordura e até resíduos de alimentos preparados anteriormente. Dessa forma, uma colher de madeira pode acumular microrganismos prejudiciais à saúde.
Por outro lado, há pessoas que acreditam que esse material não danifica as panelas. Também há quem pense que ele é mais fácil de limpar, pois a sujeira desaparece rapidamente. No entanto, basta passar a mão na colher para sentir a gordura presente na madeira, mesmo depois de lavada.
Especialistas enfatizam que a melhor maneira de lavar as colheres de pau é com água e sabão. No entanto, eles alertam que a madeira pode desenvolver canais internos, onde bactérias e fungos podem se acumular e ser transferidos para os alimentos.
Embora seja proibido o uso de colheres de pau em restaurantes, não há nenhuma restrição na prática doméstica – inclusive, esses itens são comuns na maior parte das casas brasileiras. Além delas, há também outros utensílios de madeira bastante populares, como garfos, facas e socadores.
Deyan Dimitrov, especialista em limpeza e CEO da Laundryheap, explicou mais sobre o processo de limpeza dos utensílios de cozinha em uma entrevista ao jornal Express.co.uk.
“Na realidade, esse truque prejudica a vida útil da sua colher; ao invés de prolongá-la, ocorre o oposto por várias razões. Quando a madeira é exposta a altas temperaturas e umidade, ela pode se desfiar, deformar e eventualmente rachar”, comentou Dimitrov.
“O ciclo de limpeza em uma máquina de lavar louça expõe a madeira a temperaturas extremas. O bom e velho sabão e água farão maravilhas para seus utensílios de madeira”, completou.
Vantagens e desvantagens
Aqueles que defendem o uso de utensílios de madeira destacam que eles deixam a comida com um sabor mais apurado. Por outro lado, a madeira pode soltar pequenas lascas na comida, que podem acabar sendo ingeridas.
Outra vantagem das colheres de pau é que elas são resistentes à fervura, o que as torna um excelente método de desinfecção. Já os utensílios de plástico podem derreter em altas temperaturas.
Os especialistas também ressaltam que as colheres de madeira têm uma vida útil mais curta. Além dos utensílios de plástico, eles também recomendam o uso de utensílios de silicone.
Apesar de toda a polêmica, estudos indicam que os utensílios de cozinha de madeira são utilizados no Brasil desde antes do Império Português, e acredita-se que eles ainda permanecerão no cotidiano brasileiro pelas próximas gerações.