Seu sonho de morar fora do país cabe no bolso! Confira as 10 cidades mais BARATAS do mundo para se viver

A pesquisa 'Custo de vida 2023' revelou ao mundo um ranking com as cidades mais baratas para morar no exterior. Se está pensando em sair do país, confira a lista!

Morar no exterior é o sonho de muitas pessoas ao redor do mundo, inclusive dos brasileiros, é claro.

É bem comum vermos pensamentos desse tipo, mas para isso é necessário considerar os diferentes fatores que podem influenciar a qualidade de vida das pessoas. Isso porque, ao se mudar, você pode acabar passando por dificuldades financeiras e não ter muito para onde correr em um lugar totalmente desconhecido.

Por isso, muitos planejam sair do país de diferentes formas, considerando a língua, qualidade de vida e, principalmente, quanto isso lhes custará. Pensando em ajudar essas pessoas, listamos as dez cidades mais baratas do mundo para se viver. Veja se você já considerou ir para uma delas!

Pesquisa revela as 10 cidades mais baratas do mundo para se viver

Muitos tentam fugir dos lugares mais caros, como São Paulo, por exemplo, que é a cidade com o maior custo de vida do Brasil. Porém, ao ir para o exterior, podemos nos deparar com cidades ainda mais caras, mesmo indo para países com uma moeda menos valorizada que o real.

Por isso, a lista a seguir mostra as melhores opções para quem quer realizar o sonho de morar fora pagando pouco. Esse ranking foi elaborado e divulgado no dia 7 de junho pela pesquisa “Custo de Vida 2023”, da consultoria Mercer.

O estudo considerou diferentes aspectos do poder de compra e valores de mais de 200 mercadorias em 400 cidades diferentes ao redor do mundo. O resultado foi o seguinte, na ordem do menos caro ao mais caro:

Top 10 cidades mais baratas

10° Tashkent, Uzbequistão;

9º – Tunis, Tunísia;

  Durban, África do Sul;

7º – Ancara, Turquia;

 Windhoek, Namíbia;

Dushanbe, Tajiquistão.

Bishkek, Quirguistão;

3º – Havana, Cuba;

  Karachi, Paquistão;

1°- Islamabad, Paquistão.

Método de pesquisa

A pesquisa utiliza a cidade-base de Nova York e o dólar para comparar os preços entre as cidades analisadas. A justificativa é que a cidade americana é um grande centro do comércio mundial e a moeda dos Estados Unidos é uma das mais valiosas do mundo.

Além disso, os itens com os valores analisados são convertidos para dólar, para facilitar a comparação em uma única moeda. Ainda é feita uma média ponderada, ou seja, uma pontuação é atribuída a cada categoria de produto.  

você pode gostar também