IMDb muda sistema de avaliação após polêmica envolvendo ‘A Pequena Sereia’

Os haters usaram um sistema de criação de usuários diferentes apenas para criticar o filme na plataforma.

Não é incomum que algum filme seja inundado de críticas negativas e avaliações baixas por algum motivo que possa ter desagradado o público.

Muitos são os motivos para um filme receber avaliações ruins, podendo ser a produção, a atuação, a trilha sonora ou os efeitos especiais. Contudo, às vezes o motivo não é justificável.

Embora seja uma opinião individual, certas críticas tornam-se inválidas ou acabam reconsiderando-as por estarem cheias de preconceitos e ofensas.

Por isso, o live-action lançado recentemente de “A Pequena Sereia” teve sua nota do IMDb recalculada, tudo por conta de um problema sério de racismo.

IMDb altera sistema de avaliação de ‘A Pequena Sereia’

IMDb muda sistema de votos após racismo em A Pequena Sereia
Foto: Ambrosia/Reprodução

O Internet Moving Database, ou IMDb, é uma base gigante de dados sobre o cinema internacional, sendo uma das mais famosas do mundo. Nela, há diversas informações específicas de filmes e produções, assim como um espaço que se destina à avaliação dos usuários para cada filme. A média das avaliações compõe uma nota de 1 a 10 estrelas.

Porém, recentemente, a plataforma foi obrigada a modificar seu sistema de avaliação por um filme que foi muito prejudicado e alvo de críticas racistas.

O título “A Pequena Sereia” foi amplamente criticado e julgado por escalar uma atriz negra, Halle Bailey, para interpretar a protagonista Ariel. Mesmo que a personagem fosse fictícia e sem uma necessidade de representação étnica, a Disney teve que lidar com as baixas avaliações dos haters.

Como o IMDb reagiu ao racismo virtual

IMDb muda sistema de votos após racismo em A Pequena Sereia
Imagem: IMDb/Reprodução

O “review bombing” foi o método usado para desqualificar o filme na plataforma do IMDb, com vários usuários usando múltiplas contas falsas para replicar suas notas.

Com isso, o site informou ter detectado uma gama de avaliações incomuns. Por isso, reavaliaram as notas do filme, que subiu para uma média de 7,0 estrelas, com o restante sendo apenas votos de uma única estrela.

De acordo com o site:

“Para preservar a confiabilidade de nosso sistema de avaliação, um cálculo de ponderação alternativo foi aplicado.”

Esse aviso já havia aparecido em títulos anteriores, como “Ms. Marvel” e “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder”. Felizmente, o título dirigido por Rob Marshall ainda está disponível nos cinemas e pode ser aproveitado pelos amantes dos contos infantis.

você pode gostar também