Escolha de atriz negra para interpretar Cleópatra gera críticas e racismo

Adele James, atriz britânica escolhida para interpretar Cleópatra, responde às críticas: 'Se não gosta do elenco, não assista'.

A plataforma de streaming Netflix tomou a decisão de disponibilizar um documentário sobre a lendária Rainha Cleópatra. Contudo, o que deveria ser uma produção simples acerca da vida da monarca acabou gerando comentários racistas.

A reação negativa teve sua origem, principalmente, no Egito, local onde se acredita que a rainha teve sua origem. Tal situação ocorreu devido à escolha da atriz Adele James, uma artista negra, para interpretar o papel de Cleópatra.

A produção, denominada “Queen Cleopatra”, tornou-se objeto de discussões acaloradas, culminando em insultos racistas dirigidos à atriz.

Em resposta, a própria Adele James, que é britânica, afirmou em sua conta no Twitter que aqueles que não gostassem do elenco selecionado para o documentário não deveriam assistir a ele.

Mas esse não foi o único comentário feito por James. Veja:

“Para sua informação, esse tipo de comportamento não será tolerado em minha conta. Você será bloqueado sem hesitação!!! Se você não gosta do elenco, não assista. Ou assista e aprenda com opiniões (especializadas) diferentes da sua. De qualquer maneira, estou com gás e continuarei assim!”

Além de Adele James, a produtora da obra, Jada Pinkett Smith, decidiu deixar o seu comentário referente à escolha da atriz. Veja!

“Não costumamos ver ou ouvir histórias sobre rainhas negras, e isso foi muito importante para mim, assim como para minha filha e para minha comunidade poder conhecer essas histórias porque existem muitas!”, finaliza.

Foto: Netflix

A situação se agrava

Após o início dos comentários racistas em relação à escolha da atriz negra Adele James, um advogado egípcio teria entrado com uma ação judicial com o intuito de impedir que a Netflix disponibilizasse o documentário em sua plataforma no Egito.

O processo teria sido movido com base na alegação de que a escolha de uma atriz negra para o papel da lendária rainha do Egito seria uma frente à história e à cultura do país.

Vale ressaltar que tal iniciativa gerou ainda mais discussões acerca do racismo e da representatividade na indústria do entretenimento.

Essa discussão toda se baseia na crença dos especialistas egípcios, que acreditam que a Rainha Cleópatra tenha nascido em Alexandria, o que a tornaria de origem grega. Embora saibamos que seu pai era greco-macedônico, não temos informações sobre a origem de sua mãe.

Contudo, os egípcios preferem representar a história com certa influência grega, por isso frequentemente representam a rainha com a pele mais clara em filmes e produções cinematográficas.

você pode gostar também