Por que as pessoas têm colocado SAL no café? Entenda a prática
Essa estranha tendência tem causado controvérsia na internet.
Todo mundo ama um cafezinho. Entretanto, existe muito debate sobre a forma correta de se consumir a bebida. Uns advogam pelo uso do açúcar devido ao seu gosto amargo, outros já acham que ela deve ser consumida na íntegra sem qualquer alteração de seu sabor.
Recentemente, um novo grupo se juntou à discussão. Nem adoçado nem amargo, eles acham que o café deve ser salgado. Isso mesmo que você leu, algumas pessoas têm aderido ao hábito de colocar sal no café. Mas por que alguém faria isso? Descubra.
Dica controversa
No mês passado, um usuário do Twitter chamado @BirdRespecter, algo como “respeitador de aves”, nos presenteou com uma estranha dica na hora de consumir a bebida. De acordo com ele, adicionar sal no café remove quase que completamente o seu amargor.
Inicialmente, a dica foi recebida com ceticismo pelos usuários, que acharam se tratar de uma “trollagem”. Porém, após vários usuários arriscarem seu cafezinho em nome da Ciência, o hábito parece estar se difundindo e já houve até especialista no assunto se pronunciando.
Para @BirdRespecter, essa propriedade do sal já era de conhecimento geral. Ele só percebeu que estava enganado quando um colega de trabalho o encarou como se ele fosse algum tipo de psicopata após vê-lo colocando sal em sua xícara.
Explicação científica
A tendência não é mais uma dessas modinhas que surgem na internet de tempos em tempos, ela tem fundamento científico. Uma pesquisa publicada pela revista especializada Nature descobriu que o sal tem uma propriedade interessante de realçar sabores.
O sal é capaz de potencializar sabores mais agradáveis ao nosso paladar e suprimir aqueles mais desagradáveis. O estudo comprovou que uma pitadinha de sal realmente consegue reduzir o amargor e aumentar a doçura dos alimentos e das bebidas.
Além de cientistas, conhecedores de café também confirmaram a dica. O youtuber e barista James Hoffman fez um vídeo falando apenas sobre o assunto, explicando que, ao detectar os íons de sódio, nossas papilas gustativas amplificam os sabores doces.