Criticado por atos nazistas: entenda o que ocorreu com Roger Waters, fundador do Pink Floyd

Cantor enfrenta processo após show na Alemanha.

Roger Waters, fundador da banda de rock Pink Floyd, está sendo criticado por surgir recentemente em um show em Berlim vestindo um uniforme da SS (Schutzstaffel, grupo responsável pela proteção de Adolf Hitler e outros membros do Partido Nazista.

Waters fez o show na Arena Mercedes-Benz, em Berlim, no dia 17 de maio. Segundo jornalistas locais, na ocasião, foram exibidas no telão as palavras “O show começa em 10 minutos e o tribunal de Frankfurt decidiu que não sou anti-semita”. Ele continua: “Para ser claro, condeno sem reservas o anti-semitismo”.

Apesar da declaração, a noite foi cheia de várias imagens ofensivas e anti-semitas. Mais notavelmente, após uma pausa no show, Waters subiu ao palco vestindo um uniforme de oficial da SS com uma braçadeira vermelha e um rifle falso. Atrás dele, um porco inflável flutuava acima da multidão com faixas no estilo do Terceiro Reich, com martelos cruzados em vez de suásticas.

Além disso, vários nomes de vítimas que foram mortas por órgãos governamentais apareceram nas telas, entre eles o de George Floyd, da ativista antinazista Sophie Scholl e também de Mahsa Amini (iraniana morta sob custódia da “polícia da moralidade”), incitando diversos protestos.

Roger Waters
Imagem: Pôster da turnê / Reprodução

Repercussão nas redes sociais

Shireen Abu Akleh, jornalista palestina-americana, incitou a indignação particular entre os usuários judeus e israelenses nas mídias sociais, e isso inclui o Ministério das Relações Exteriores de Israel:

Bom dia a todos, menos a Roger Waters, que passou a noite em Berlim (Sim, Berlim) profanando a memória de Anne Frank e dos 6 milhões de judeus assassinados no Holocausto“, tuitou a conta oficial do Estado de Israel no Twitter na última quarta-feira, 24.

O Simon Wiesenthal Center também reprovou o ocorrido e pediu às autoridades alemãs que processassem Waters por conjurar e distorcer imagens do Holocausto.

“Que vergonha para as autoridades de Frankfurt e a Mercedes Benz Arena em Berlim – um lugar de onde os judeus foram deportados pelos nazistas – por fornecer ao anti-semita #RogerWaters este local para seu show sem preocupação/cuidado com a comunidade judaica”, twittou o centro. “A Alemanha processará #RogerWaters por distorcer o holocausto ou os promotores se apressarão em reservar o anti-semitismo para outro festival de ódio 3-D anti-Israel + anti-semita disfarçado de shows?”

Não foi a primeira vez

Waters já foi criticado e atacado anteriormente pelo que muitos consideraram ataques anti-semitas a Israel e ao judaísmo. Em 2013, Waters usou uma braçadeira nazista, disparou uma metralhadora falsa e usou um balão em formato de porco carregando símbolos de governos ditatoriais junto com a Estrela de David. Em 2016, ele foi condenado pelo diretor nacional da Liga Antidifamação, Abraham Foxman.

Waters também criticou a guerra entre a Rússia e Ucrânia, alegando que foi endossada por “nacionalistas extremistas” na Ucrânia provocando a Rússia. A repercussão levou Waters a cancelar shows na Polônia.

Ex-companheiros da banda Pink Floyd repudiaram as ações de Roger Waters. Em fevereiro, o guitarrista David Gilmour apoiou sua esposa, a autora Polly Samson, em uma publicação no Twitter onde ataca o personagem de Waters.

Roger
Imagem: Diário do Pará

Infelizmente, @rogerwaters, você é anti-semita em sua essência podre. Também um apologista de Putin e um mentiroso, ladrão, hipócrita, sonegador de impostos, dublador, misógino, doente de inveja, megalomaníaco. Chega de bobagens“, tuitou Samson.

Cada palavra é comprovadamente verdadeira“, respondeu Gilmour.

Gilad Erdan, embaixador de Israel nas Nações Unidas, disse em entrevista à Fox News Digital que Waters profanou o memorial do Holocausto.

Somente um verdadeiro anti-semita, como Roger Waters, ousa profanar a memória do Holocausto enquanto estiver em Berlim. Waters nunca deve ser autorizado a vomitar seu anti-semitismo. Em uma época em que o ódio aos judeus está atingindo novos patamares, suas opiniões, comentários e as ações devem ser banidas para o lado escuro da lua e nunca ressurgir”, disse Erdan.

você pode gostar também