Prática abusiva: motoristas da Uber e 99 oferecem corridas fora do app; veja como denunciar

Com reclamações, as empresas incentivam que os passageiros informem imediatamente esses ocorridos.

Os aplicativos de corrida particular são de grande utilidade nos dias atuais. Além de serem popularmente conhecidos e estarem em milhões de celulares, eles facilitam a vida de quem deseja ir a um destino de maneira mais rápida e confortável.

Porém, muitas vezes as corridas são canceladas pelo motorista, levando os passageiros à irritação e à busca por outro transporte.

Muitas vezes, esse evento ocorre em áreas de alta demanda ou que possuem muito trânsito até o local de partida. Com isso, alguns motoristas se aproveitam da situação e oferecem corridas abusivas como se fizessem parte da plataforma, mas sem a mesma segurança e podendo cobrar o quanto quiserem.

Por isso, é necessária a denúncia desses motoristas, que pode ser feita diretamente nos aplicativos ou por meio de ligação. Se você não sabe como fazer essa reclamação, nós podemos te ajudar! Acompanhe a leitura a seguir.

Como denunciar motoristas que oferecem corridas ‘por fora’ do app?

Corridas 'por fora': como denunciar cobrança abusiva na Uber e 99
Foto: MikeDotta/Shutterstock

Essa prática de leiloar corridas fora dos aplicativos tem gerado reclamações dos usuários do Uber e da 99, os dois principais apps desse mercado no Brasil.

Alguns motoristas oferecem corridas por valores menores quando veem o chamado de um passageiro sendo negado, mas, ao chegarem ao destino, cobram um valor abusivo.

O Procon-DF já afirmou que existem cerca de 20 reclamações de cobranças indevidas na Uber e quatro na 99 só neste ano. Mas essas plataformas incentivam a denúncia da prática e disponibilizam canais de atendimento para auxiliar nessa ação.

A 99 afirmou:

“Comportamentos como esse vão contra os Termos de Uso do app e devem ser reportados imediatamente à 99 pelo app ou pela Central de Segurança, no 0800-888-8999, para que medidas cabíveis sejam aplicadas, incluindo o bloqueio do motorista do aplicativo.”

O Uber também alertou os usuários e explicou que viagens feitas fora do aplicativo não podem ser cobertas pelo seguro da empresa. Sendo assim, o melhor a se fazer é não aceitar as corridas e denunciar o motorista que tenta oferecer isso.

Passo a passo para denunciar no aplicativo da Uber

  1. Abra o aplicativo e entre na aba “Conta”;
  2. clique na opção “Suas viagens”;
  3. selecione a viagem de que deseja reclamar;
  4. informe o problema que ocorreu com você.

Reclamações na 99

  1. Abra o app e clique nas três barras no canto superior esquerdo;
  2. acesse a opção “Corridas”;
  3. procure a corrida de que deseja reclamar;
  4. arraste a tela até a parte de “Ajuda”;
  5. escolha a opção que descreva o ocorrido.

Vale lembrar que essas opções são para reclamações de motoristas e corridas pedidas nessas plataformas. Por isso, evite entrar em carros desconhecidos e não cadastrados nos aplicativos. Além disso, é possível recorrer às autoridades, caso necessário.

você pode gostar também