Turistas elegem cidade brasileira como a PIOR para visitar
Embora seja uma das mais conhecidas entre os estrangeiros, essa cidade teve destaque negativo na pesquisa.
Muitas localidades são conhecidas por sua hospitalidade. Esse é um fator que realmente incentiva as pessoas a escolherem lugares específicos para visitar. Por outro lado, outro lugares se destacam por não serem muito acolhedores. Você sabe, dentre as cidades do Brasil, qual tem má fama entre os turistas?
Destinos avaliados negativamente
Como saber se um lugar é atraente para os turistas? Para descobrir, uma empresa ucraniana desenvolveu um índice que identifica os lugares de acordo com sua popularidade. Os resultados da análise foram publicados em abril deste ano.
A empresa classificou os locais usando seis parâmetros:
- Taxa de retorno de visitantes;
- Acomodações amigáveis;
- Respeito da comunidade;
- Aceitação da diversidade;
- Felicidade;
- Facilidade de comunicação.
Com a apresentação dos resultados, foi possível identificar, dentre as cidades brasileira, qual têm a pior fama entre os turistas. Dentre os 53 locais analisados, a cidade do Brasil que estava entre as últimas é Rio de Janeiro, junto com algumas localidades da Índia.
Embora a capital carioca seja uma das mais conhecidas do mundo, ela ficou muito mal avaliada nos quesitos “acomodações amigáveis” e “segurança“.
Em contrapartida, Toronto, localizada no Canadá, ficou em primeiro lugar na lista como a mais acolhedora.
O que impressionou os revisores do estudo foi que todas as oito cidades com a maior pontuação tinham o inglês como primeira língua. Esse fato levanta algumas questões sérias sobre a confiabilidade dos resultados.
A identidade linguística pode ser um fator importante nessa classificação. Sem uma boa comunicação, alguns turistas podem não conseguir aproveitar tudo o que um país tem a oferecer.
Além disso, vários fatores estruturais e econômicos influenciam a experiência de turistas individuais. As categorias desse índice não consideram aspectos mais amplos e podem refletir uma visão tendenciosa de alguns países.
Portanto, uma visão mais ampla de cada elemento para cada local fornece resultados mais confiáveis e não estereotipados. Enfim, evita a desvalorização de diferentes culturas e lugares ao redor do mundo.