Rei do entretenimento: mercado dos jogos SUPERA indústrias cinematográfica e musical
Mesmo comparando essa indústria com a música ou o cinema, ainda temos resultados surpreendentes.
Os videogames são considerados por muitos uma das melhores atividades de entretenimento que existem. Esse é um dos motivos do grande crescimento da indústria dos games, que podemos ver através do investimento de grandes empresas de tecnologia, como a Microsoft e Sony, nesta área.
Além disso, há uma gama de grandes eventos que chegam a lotar estádios de futebol para ver uma partida online de algum grande sucesso.
Embora possamos achar que o mercado da música ou o cinema são os comandantes, já que movimentam grandes quantias de dinheiro, a realidade é outra. Na verdade, atualmente, os jogos se posicionam como a principal fonte de renda da indústria do entretenimento.
A indústria de bilhões
Somente no ano de 2022, o mercado internacional de games foi avaliado em R$ 916 bilhões, ou seja, quase um trilhão de reais, segundo levantamento feito pela Games Industry.
Porém, nem sempre foi assim. Há poucos anos, a estimativa era de apenas R$ 129 milhões, e isso simultaneamente ao lançamento do sucesso “Pokémon Go”.
Esses enormes valores conseguem ultrapassar o PIB de vários países, sendo que a principal área de lucro é por download de jogos, com 94,2% das vendas, e não as mídias físicas, que detém apenas 5,8%.
O levantamento também mostrou que 50% de todo o valor arrecadado vem de jogos de mobile, com cerca de US$ 92,2 bilhões (cerca de R$ 457 bilhões).
Em seguida, estão os jogos de console, depois os de PC e, por fim, os games acessados pela internet. Os resultados da pesquisa estão dispostos a seguir.
Levantamento do mercado dos games em 2022
Comparação com as outras indústrias do entretenimento
Para o efeito de comparação, o mercado do cinema somado ao da música não alcançam nem metade da avaliação da indústria dos videogames. A EntrepiseAppsToday avaliou em cerca de R$ 211 bilhões a indústria cinematográfica.
Já o Global Music Report 2023 revelou que a música gerou, através de assinaturas de streamings como Spotify ou Youtube Music, algo em torno de R$ 130 bilhões.
Ou seja, mesmo que existam cantores multimilionários ou atores incrivelmente ricos, e apesar de não vermos grandes jogadores nas mídias, os games ainda geram muito mais dinheiro que os dois outros mercados.