Microsoft aponta excesso de reuniões on-line em seus canais

A empresa identificou um aumento significativo de atividades on-line nos últimos anos.

Com as reuniões presenciais indisponíveis durante a pandemia, uma nova forma de trabalhar era necessária para todos. Junto a isso, diversos recursos foram propostos para discussão sobre o desenvolvimento das atividades on-line e as sobrecargas geradas por elas.

Nesse sentido, a Microsoft realizou um levantamento de frequência das reuniões e chamadas de vídeo desde 2020.

Quantitativo de reuniões on-line

Muitas pesquisas em saúde mental foram desenvolvidas durante a pandemia. Além das preocupações com os problemas de saúde, as exigências de trabalho também aumentaram, de acordo com especialistas. Os trabalhadores tiveram que se organizar entre as tarefas e distrações domésticas e as demandas e reuniões.

Conforme o levantamento de frequência das reuniões de chamadas de vídeo feito pela Microsoft, os trabalhadores triplicaram o número de encontros on-line ao longo da semana. Isso representou um aumento significativo de 192% apenas nos canais do Teams.

Com a melhora do cenário da pandemia, os profissionais puderam retornar às reuniões presenciais. Embora essa retomada ocorra gradualmente, as empresas estão em busca de otimizar os momentos on-line para reduzir o tempo de tela dos funcionários.

Frequência das reuniões.
Foto: Aris Leoven/Canva

Os profissionais procuram aproveitar ao máximo o horário de trabalho, mas há muitas pausas para reuniões, respostas a e-mails e encaminhamentos. Esse fato é enfatizado por muitos colaboradores independentemente da forma de atendimento, seja ele remoto, seja presencial ou híbrido.

Os funcionários da Microsoft afirmam que as reuniões são necessárias para compartilhar eventos, problemas e ideias com a equipe de trabalho. No entanto, elas devem ser usadas ​​criteriosamente.

Os especialistas também apontam que as reuniões on-line são o futuro do mercado de trabalho, tornadas obrigatórias pela pandemia, e permanecerão nos próximos anos.

Algumas estratégias vêm sendo usadas por empresas para reduzir o tempo e conteúdo maçantes das reuniões. Algumas delas são o auxílio de gravações, assistentes automáticas para e-mails e redes de contato com mensagens instantâneas. Já outras empresas estabelecem dias específicos para as reuniões acontecerem.

você pode gostar também