Atualização do RG: confira a data-limite para atualizar o documento

Prazo estipulado por decreto federal para a atualização do novo RG se aproxima. Confira a data-limite e não deixe de atualizar o seu RG.

Desde o ano de 2020, começou a circular entre os brasileiros a notícia de que um novo RG, isto é, Registro Geral, estava entrando em vigor.

Pois bem, essa informação era verdadeira, e, agora, em pleno 2023, o prazo para atualização do documento está chegando ao fim. No entanto, fique calmo, pois a data marcada é dia 6 de novembro deste ano.

A principal missão dessa nova atualização é facilitar a vida das pessoas e atualizar o processo de identificação no país, além, é claro, de fornecer uma segurança maior para todos os brasileiros.

Contudo, a data final foi estabelecida por meio de um decreto federal, e, após o vencimento desse prazo, haverá obrigatoriedade que todos atualizem e possuam a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). É valido destacar que pessoas com mais de 60 anos podem optar por não atualizarem o seu documento.

Também é permitido consultar a Carteira de Identidade Nacional por meios tecnológicos, graças a atualizações no sistema do site oficial do governo (gov.br). Isso tudo foi disponibilizado para que, caso haja o esquecimento do documento, ele possa ser consultado por meio de um smartphone.
Foto: Brasil de Fato/Reprodução

Novo RG: melhorias e data-limite para atualizar

Graça às novas mudanças que estão sendo feitas no novo RG, será possível verificar a autenticidade dos documentos, isso porque haverá um novo QR Code, que poderá ser escaneado pelas Forças de Segurança Pública, entre outros órgãos, a fim de conferir sua veracidade.

No entanto, é valido salientar que a principal diferença entre o CIN (Carteira de Identidade Nacional) e o RG (Registro Geral) é essa novidade que proporciona mais segurança.

Sem mencionar que tais novidades proporcionam segurança e acessibilidade por meio do smartphone e fornecem uma agilidade ainda maior, permitindo ser consultada digitalmente.

Com isso, também há maior rapidez na hora de conferir os documentos ao redor do país. O prazo final para atualização é até o dia 6 de novembro deste ano.

você pode gostar também