Respiração consciente: a chave para combater ansiedade de forma eficaz

Com essas dicas de exercícios, você vai aprender a controlar suas emoções.

A ansiedade é uma doença que afeta uma imensa parte da população. Ela pode causar muitas situações prejudiciais na vida das pessoas, como medo excessivo, insegurança, preocupação persistente, crises depressivas e até falta de ar. Alguns medicamentos que tratam essa doença psicológica já são encontrados por aí.

Especialmente nos dias atuais, com o tempo livre sendo um curto período de privilégio do dia a dia, fica difícil se cuidar da forma correta.

Mesmo com os medicamentos, ainda é possível usar outras formas de alívio dos sintomas que acompanham a doença. Assim, há uma maneira fácil e saudável de diminuir a ansiedade, e é através da respiração.

Como a respiração pode aliviar a ansiedade?

O ato de respirar tem benefícios comprovados na manutenção da qualidade de vida e bem-estar pessoal. Respirar fundo pode auxiliar na diminuição do estresse e da ansiedade.

Além disso, pode trazer melhorias na disposição e relaxamento. Manter uma boa respiração é indispensável se queremos nos livrar das sensações ansiosas.

Embora seja algo natural e automático, às vezes precisamos regular a forma como respiramos através de alguns exercícios de concentração, afinal, nem todos respiram da maneira certa.

O nosso “piloto-automático” do nariz pode, muitas vezes, puxar o ar apenas de modo superficial.

5 exercícios infalíveis para diminuir os sintomas

1. Respirar alternadamente

Esse exercício consiste em usar os dedos para ajudar na respiração. Fechando uma das narinas para primeiro inspirar, depois, alternando a narina para então expirar com a outra. Mantenha-se sempre concentrado(a).

2. Abdominal

É possível sentir um alívio do estresse colocando a mão sobre o abdômen e respirando fundo para tomar consciência do ato, com a expansão e contração dos músculos abdominais.

3. Ioga e meditação

Como diminuir o estresse e a ansiedade apenas respirando
Foto: Sfio Cracho/Shutterstock

Essas práticas são muito recomendadas até pelos médicos. A meditação auxilia na concentração e atenção ao fôlego, enquanto a Ioga junta essa atenção e prática respiratória, com movimentos corporais e equilíbrio.

4. Respiração alongada

Consiste no mesmo método de respirar profundamente, mas com o tempo de seis segundos para cada fase da respiração.

5. Contraindo e relaxando

Com o controle do ar e a contração e relaxamento muscular, você pode se sentir muito mais aliviado(a). Puxe o ar lentamente enquanto contrai os músculos, depois solte o ar e relaxe. Repita o processo algumas vezes para ter melhores resultados.

você pode gostar também