Fracasso total: 1º lançamento do jogo de ‘Dragon Ball’ nos EUA não decola

Embora hoje seja um título de grande sucesso, não começou muito bem no mundo dos games.

Os videogames já são parte fundamental do entretenimento humano. Além disso, a maioria das pessoas joga ou já jogou algum game em suas vidas. Inclusive, muitos títulos fazem um enorme sucesso entre o público, especialmente aqueles com base em alguma série ou desenho de sucesso.

Jogos com base em anime não são novidade, e hoje temos grandes sucessos disponíveis para os consoles de última geração, cheios de gráficos e jogabilidades diferenciadas, que são muito valorizadas pela comunidade gamer.

Mas nem sempre os lançamentos com inspiração em animes de sucesso também serão bem-sucedidos. Um exemplo disso foi o fracasso de “Dragon Ball GT: Final Bout”.

O lançamento do jogo de ‘Dragon Ball’ que fracassou

Desenvolvido pela Tose e com estreia em 1997, na América do norte, “Dragon Ball GT: Final Bout” foi um grande fracasso da franquia, sendo a primeira produção com lançamento na América. O título recebeu críticas por diversos motivos, entre eles, sua qualidade de jogabilidade.

A lentidão dos personagem e a demora na resposta dos controles foram grandes desagrados aos players. O jogo em 2D, mas ambientado em 3D, contava com quinze personagens jogáveis, o que não era ruim para a época, mas mesmo assim não conseguiu conquistar o público.

Alguns motivos ainda ajudaram a obra a não ser um sucesso. A desenvolvedora, por exemplo, nunca foi muito conhecida por trabalhar em grandes obras, mas, sim, em games de segundo plano.

Seu trabalho colaborativo de maior fama atualmente é “The Legend of Zelda: Breath of the Wild”, do Nintendo Switch.

Mas não acaba por aí. O maior motivo da frustração do lançamento foi, talvez, o momento em que chegou à América.

O maior motivo do fracasso

O fracasso do primeiro jogo de Dragon Ball na américa
Foto: CBR/Reprodução

Na época de lançamento, o anime “Dragon Ball” ainda não era o maior nome da indústria de animações. A saga “Dragon Ball Z” havia chegado há pouco ao público norte-americano, e o game possui personagens de “Z” e de “GT”, os quais a comunidade ainda não conhecia.

Isso porque eles surgiram apenas em episódios futuros, ou seja, o lançamento deles na série ainda não havia ocorrido.

Na realidade, nem mesmo a saga “GT” tinha existência conhecida em muitas partes do ocidente, o que contribuiu muito para a confusão dos jogadores ao verem novidades como o Goku como Super Saiyajin 4.

Além disso, houve o envio de apenas dez mil cópias para o mercado internacional, ou seja, não havia margem para grande crescimento.

Mas por seu número incrivelmente baixo de mídias, muitos fãs atuais da série, que hoje continua conquistando uma gama de espectadores, pagam milhares de dólares por uma cópia do jogo que foi um tremendo fracasso em seu lançamento.

você pode gostar também