Seguros? Nem tanto! Terremotos no Brasil são uma realidade; veja as cidades mais suscetíveis

Tudo isso acontece devido às falhas geológicas.

Por vários anos, houve a propagação de uma ideia que o Brasil não sofreria terremotos intensos. Contudo, essa informação acabou sendo deixada para trás devido a novas evidências a respeito do assunto. Ao que parece, a crença de que abalos sísmicos não podem acontecer no Brasil como acontece nos Estados Unidos e no Japão é mentira.

Tudo isso está baseado em teorias envolvendo as falhas geológicas, que nada mais são do que as rachaduras na placa tectônica, responsáveis por dar origem aos terremotos.

Há um conhecimento geral referente a esse assunto. No entanto, ao que parece, algo conseguiu captar a atenção dos pesquisadores: um líquido desconhecido estava sendo liberado pelas placas.

Em suma, a principal razão pela qual acontecer terremotos parece tão impossível no Brasil é porque há uma placa enorme em cima dessa região, o que torna tais acontecimentos raros, porém não impossíveis. Além disso, há algumas cidades que estão, sim, embaixo de falhas geológicas.

Sendo assim, listamos algumas das cidades que possuem maior probabilidade de sentirem um terremoto, ainda que em solo brasileiro.

Foto: Notícias R7/Reprodução

Cidades brasileiras mais suscetíveis a terremotos

1. João Câmara (RN)

A primeira cidade que iremos mencionar é João Câmara, no Rio Grande do Norte, a qual tem uma interferência na falha de Samambaia, que inclusive já provocou alguns abalos na região em anos anteriores.

2. Cubatão (SP)

Já na cidade de Cubatão, temos a falha intitulada Sistema de Falhamento Cubatão. Nessa região, há uma variedade de falhas, por isso ela recebeu tal título.

Além disso, embora possa parecer bem crítica a situação, pesquisas mostram que há baixa probabilidade de haver algum tremor nessa parte do país.

3. Taruacá (AC)

Localizada no Acre, a cidade de Taruacá é a mais próxima da região que sofreu um tremor intenso, chegando a registrar 6,5 graus de acordo com a escola Richter, sendo o terremoto mais intenso já registrado.

Nesse local, há um grande registro de tremores comparado às demais regiões. Contudo, embora os abalos sísmicos possam ser frequentes, nem todos eles são sentidos pelos moradores da região.

4. Curitiba (PR)

Embora haja registros de que a região Sul do Brasil não possua tantas falhas, Curitiba é a única capital que está abaixo de uma falha geológica. Por essa razão, é normal que alguns tremores acabem acontecendo em regiões próximas, como foi o caso em 2017, atingindo 5,1 na escala.

5. Itacarambi (MG)

Por último, o estado de Minas Gerais é um dos mais propensos a sentir abalos sísmicos. Isso acontece porque existe uma falha que divide o estado, e uma dessas falhas está localizada na cidade de Itacarambi. Já houve registros de terremotos com 4,9 graus na escala.

você pode gostar também