Horário de verão é uma piada? Saiba como essa prática surgiu
Mesmo com diversas justificativas para a adoção dessa mudança nos relógios, a verdade é que sua criação não foi tão bem planejada assim.
Estamos acostumados a ouvir reclamações e questionamentos acerca do horário de verão. Embora não tenha sido criado no Brasil, o país adotou por muitos anos a prática de adiantar os relógios em uma hora no início dessa estação. Mas nem todas as regiões foram contempladas com a medida, pois Norte e Nordeste jamais adotaram essa mudança.
O uso do horário de verão sempre foi justificado no país como uma redução no uso de energia elétrica, pois com os relógios adiantados, teríamos mais algum tempo com a luz do Sol, até o início da noite. Isso evitaria que aparelhos eletrodomésticos e lâmpadas ficassem ligados por muito tempo, diminuindo o consumo de energia.
Mas em 2019, o então presidente Jair Bolsonaro extinguiu a prática no país. Segundo informes, a redução era quase insignificante, já que o modo de consumo de energia havia mudado. Muitos gostaram disso, outros nem tanto, mas você sabe qual é a verdadeira história do horário de verão e como ele foi inventado?
O surgimento do horário de verão
Não era somente o Brasil que adotava a prática. Muitos países pelo mundo ainda usam essa medida com diversas justificativas. A regra para a mudança do tempo foi inventada nos Estados Unidos, e sugerida por nada mais nada menos que Benjamin Franklin, em 1784.
Na realidade, o famoso homem falava dessa mudança apenas como uma piada. Certa vez, ele enviou uma carta com tons de sarcasmo ao The Journal of Paris, no qual reclamava sobre a luz do Sol já estar alta às 6h da manhã.
No entanto, é difícil afirmar com certeza que era apenas uma brincadeira, já que o “pai fundador do EUA” constantemente falava sobre a economia de sebo usado na produção de velas e também sobre o benefício de manipular o tempo das pessoas para se levantarem no horário de trabalho, junto com o Sol, e irem para a cama junto com o início do anoitecer.
A piada que se tornou realidade
Com o passar dos anos, muitos estados dos EUA foram adotando a medida, enquanto outros simplesmente a negaram. Isso gerou muita confusão durante um longo tempo, já que pessoas de diferentes cidades e estados precisavam mudar seus relógios a todo momento durante uma viagem.
Hoje em dia, com o “Uniform Time Act”, proposto em 1966, os Estados Unidos já adotam como regra essa mudança, e apenas pouquíssimos estados, como Arizona e Havaí, se abstêm da adoção.