Horário de verão vai voltar no Brasil? Conheça a origem dessa medida
Entenda como o horário de verão funciona, como ele é aplicado em diferentes partes do mundo e entenda qual é a situação atual da medida no Brasil.
Desde que o atual presidente assumiu a presidência do país, em janeiro deste ano, muitos têm se perguntado se ele irá retomar o horário de verão, que foi suspenso em 2019 pelo então presidente Jair Messias Bolsonaro (PL).
Qual é a origem do horário de verão?
O horário de verão procura aproveitar ao máximo a luz do Sol e tem como objetivos principais economizar energia elétrica e diminuir os picos diários de consumo de luz, que seriam em horários como meio-dia e seis horas da tarde.
O nome “horário de verão” vem do fato de que a medida é normalmente adotada durante essa estação do ano, ou seja, no verão. A ideia foi criada no ano de 1784 por Benjamim Franklin, político e cientista norte-americano.
No Brasil, a medida demorou um pouco mais para entrar em vigor. O primeiro “horário de verão” só foi instaurado em 1931, pelo governo Vargas, que buscava uma maior economia nos tempos de crise mundial.
Quais países têm horário de verão?
Atualmente, mais de 80 países utilizam o horário de verão em pelo menos uma parte de seu território. As regiões que mais utilizam a medida estão localizadas entre os trópicos e os polos.
Em lugares onde o inverno é muito mais forte, como no hemisfério Norte, a medida é extremamente necessária. O hemisfério Norte fica localizado em altas latitudes, por isso, o inverno é mais rigoroso, o Sol nasce lentamente durante o dia e se põe muito cedo.
Já no verão o contrário ocorre, pois é comum estar ainda claro às 20h ou até às 22h. Por causa disso, o horário de verão faz uma grande diferença nesses lugares.
Países membros da União Europeia, a maioria dos países que formavam a antiga União Soviética, além da maioria do Oriente Médio são alguns dos países que adotam o horário de verão atualmente.
Confira a lista com alguns nomes:
- Oriente Médio: Irã, Iraque, Síria, Líbano, Israel e Palestina.
- Oceania: Austrália (em parte do seu território) e Nova Zelândia.
- América do Norte: Canadá, Estados Unidos e México.
- América Central: Cuba, Honduras, Guatemala, Haiti e Bahamas.
- América do Sul: Paraguai e Chile.
Quais países descartaram a medida e voltaram atrás?
Em 2019, o Parlamento Europeu assinou a abolição do horário de verão a partir de 2021. Consequentemente, a partir de então, ficou a critério de cada país permanecer ou não com horários de inverno e verão nos países.
Contudo, por enquanto, nenhuma medida nova a respeito do horário de verão foi tomada, já que não houve o entendimento entre os Estados-membros da União Europeia.
Medida vai voltar no Brasil?
Por enquanto, o governo federal não sinalizou se vai ou não adotar o horário de verão em 2023. Contudo, os comércios e as entidades ligadas a setores como turismo, hotelaria e gastronomia pedem a volta do horário ainda este ano.