Cerveja faz bem para a saúde? Estudo comprova que SIM! Entenda
Estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry aponta que o consumo de cerveja pode ter efeitos favoráveis à saúde humana.
A cerveja é uma das bebidas mais consumidas no mundo. Contudo, assim como qualquer bebida alcoólica, tomá-la em excesso pode causar efeitos negativos para a sua saúde.
No caso da cerveja, o consumo exagerado pode causar doenças graves, além de poder trazer inúmeros malefícios para quem consome em excesso, como coma alcóolico e maior risco de acidentes, como os de trânsito.
No entanto, recentemente, um estudo apontou que beber cerveja moderadamente é capaz de trazer benefícios para o nosso corpo. Isso mesmo! Entre os benefícios encontrados pela pesquisa, estão a eliminação do colesterol ruim, a melhora da função hepática e a ajuda para se obter um sono reparador.
Ficou interessado(a) no assunto e quer saber como a cerveja faz bem para o seu corpo? Então leia a matéria na íntegra que te contaremos tudo!
Estudo comprova que cerveja é benéfica à saúde
Segundo um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, o consumo de cerveja pode ter efeitos benéficos para a saúde, principalmente em relação a reduzir o risco de doenças cardíacas e diabetes.
Isso ocorre porque a cerveja aumenta a variedade de bactérias no corpo que nos auxiliam no combate contra doenças crônicas. Na pesquisa, 19 participantes homens saudáveis foram divididos em dois grupos, um responsável por consumir cerveja com álcool e outro sem.
Ao longo do período de estudo, os dois grupos consumiram 325 ml de cerveja durante o jantar todos os dias. Antes e depois do período, foram coletadas dos participantes amostras de sangue e de fezes.
A partir disso, os pesquisadores conseguiram observar que os dois grupos apresentaram uma maior diversidade de bactérias em sua microbiota intestinal. Também foram observados níveis mais elevados de fosfatase alcalina fecal, um indicador de boa saúde intestinal.
Contudo, em relação a peso, índice de massa corporal e marcadores séricos relacionados à saúde do coração e do metabolismo, não foram observadas modificações significativas durante o estudo.
Segundo os pesquisadores, os compostos que estão presentes na cerveja, como os polifenóis, em conjunto com os microrganismos envolvidos no processo de fermentação, influenciam na diversidade de micróbios no intestino humano.
Isso explica a diversidade bacteriana, assim como a melhoria da saúde intestinal dos participantes.